A CONTRIBUIÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DE CUIDADO EM SAÚDE, DE GERENCIAMENTO DE PROBLEMAS E DE COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Autores

  • Amanda Carrasco Moreno Faculdade de Medicina / Universidade de São Paulo - USP
  • Mayra de Oliveira Demo Faculdade de Medicina / Universidade de São Paulo - USP
  • Ana Carolina Basso Schmitt Faculdade de Medicina / Universidade de São Paulo - USP
  • Ana Claudia C. G. Germani Faculdade de Medicina / Universidade de São Paulo - USP

Resumo

INTRODUÇÃO: A formação universitária em saúde baseia-se em projeto pedagógico que prevê formação integral com articulação entre teoria e prática. A extensão compõe o tripé da universidade com o ensino e pesquisa. Entretanto, geralmente, há desvinculação entre esses componentes, com excessiva carga horária para disciplinas e pesquisa e baixa oportunidade e procura de projetos de extensão. Participar de projeto extensão proporciona ao aluno colocar seus conhecimentos em prática e desenvolver um trabalho multidisciplinar com outros estudantes da área saúde. A Jornada Universitária da Saúde é um projeto de extensão da Universidade de São Paulo. A criação e a organização desse projeto são construídas pelos alunos, com a seleção de uma cidade no interior de São Paulo, articulação com órgãos responsáveis pela saúde e educação do município, solicitação de financiamento e planejamento e execução das atividades de cuidado em saúde. É preciso saber se participar de projetos como este favorece o desenvolvimento de competências em prol da formação de profissionais de saúde. OBJETIVOS: Analisar o desenvolvimento das competências de cuidado, de gerenciamento e de comunicação, entre os participantes do projeto de extensão Jornada Universitária da Saúde nos anos de 2010 a 2012. METODOLOGIA: O trabalho foi transversal, sendo convidados 151 participantes da Jornada Universitária da Saúde de 2010 a 2012. As competências de cuidado em saúde, de gerenciamento de problemas e de comunicação foram questionadas em 20 itens com a possibilidade de resposta em escala visual analógica, considerando como zero a não influência do projeto para seu desenvolvimento e 100%, muita influência. Os dados foram coletados e gerenciados usando ferramentas de captura de dados eletrônicos REDcap. A análise foi feita no programa STATA versão 11.0, com medidas de tendência central e dispersão para as variáveis contínuas e frequência para as categóricas. RESULTADOS: Responderam à pesquisa 101 alunos: dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição e Terapia Ocupacional, do terceiro ao último período letivo, a maioria (82%) do sexo feminino, 28% eram coordenadores do projeto e o outros, participantes. As médias de desenvolvimento das competências estudadas foram altas. Dentre as competências gerenciais, a melhor avaliada foi o desenvolvimento em considerar a aplicabilidade das intervenções (média de 88%, desvio padrão 12,12%) e, a pior, em estabelecer acordo com os gestores de saúde e educação (média de 72%, desvio padrão 23,98%). Em relação às competências de cuidado, a melhor avaliada foi abordar a saúde coletiva de forma humanizada e individualizada (média de 92%, desvio padrão 10,74%) e, a pior, foi desenvolver um método para avaliar o processo e os resultados da intervenção (média de 70%, desvio padrão 21,28%). Para a comunicação, organizar e comunicar as informações com a população foi a de melhor desempenho com média de 87% (desvio padrão 14,36%) e a escolha de ferramentas para transmitir as informações, a de pior com média de 78% (desvio padrão 18,70%). CONCLUSÃO: O projeto de extensão JUS contribuiu para a formação acadêmica, com o desenvolvimento de competências gerenciais, de cuidado em saúde e de comunicação em seus participantes.