CONTRIBUIÇÃO DO PET-SAÚDE DA FAMÍLIA PARA A FORMAÇÃO: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA

Autores

  • Ingrid de Almeida Becerra Pérez Universidade Federal da Paraíba
  • Ana Gabriela de Figueiredo Araujo Universidade Federal da Paraíba
  • Luciana Margarida De Santana Madruga Universidade Federal da Paraíba
  • Cláudia Helena Soares de Morais Freitas Universidade Federal da Paraíba
  • Geraldo Eduardo Guedes Brito Universidade Federal da Paraíba
  • Jeane Constantino Pereira Universidade Federal da Paraíba

Resumo

INTRODUÇÃO: A formação é apontada por estudiosos como um ponto crítico para mudanças necessárias às práticas em saúde, que confluam em direção ao sistema de saúde vigente. Visando impulsionar e fortalecer o processo de reorientação da formação iniciativas institucionais e governamentais estão sendo tomadas, a fim de induzir transformações na Educação Superior em saúde. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), criadas entre 2001 e 2004, destacam-se entre as políticas indutoras, uma vez que visam reorientar as Instituições de Ensino Superior (IES) para a reestruturação do perfil de formação profissional. Nesse sentido, O PET-Saúde da Família, criado em 2008 por articulação entre os Ministérios da Educação e da Saúde, representam uma dessas ações, tendo como objetivo fomentar a formação de grupos de aprendizagem tutorial em áreas estratégicas para o SUS. O curso de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ao longo da última década vem implementando estratégias de adequação às DCN. Em 2005 modificou o Projeto Político do Curso, aderiu ao PRÓ-Saúde II em 2007 e ao PET-Saúde da Família em 2008. OBJETIVOS: Verificar a contribuição do PET-Saúde da Família para formação de fisioterapeutas na percepção dos estudantes. METODOLOGIA: Trata-se de estudo com abordagem qualitativa. Para tanto, se utilizou dados secundários originados de instrumento de avaliação semestral do programa - questionário semiestruturado com questões objetivas e uma subjetiva - respondido por 67 estudantes dos cursos de educação física, enfermagem, fisioterapia, medicina, nutrição e odontologia, sendo para esta pesquisa utilizada apenas as respostas subjetivas dos estudantes do curso de fisioterapia. A análise dos dados foi realizada a partir da técnica de análise de conteúdo de Bardin. RESULTADOS: Foram analisados os dados de oito estudantes do curso de fisioterapia participantes do PET - Saúde da Família na vigência 2011-2012, sendo três do sexo masculino e 5 do sexo feminino; com média de idade de 22,25 anos; desses, 75% já haviam concluído metade da carga horária do curso. A partir da análise dos dados dos estudantes emergiram quatro categorias temáticas, quais sejam: Trabalho em Equipe interprofissional; Integração ensino-serviço-comunidade; Construção de perfil profissional diferenciado; Ampliação do conhecimento. O estudo evidenciou a importância de estratégias educacionais permanentes e estruturais que promovam o trabalho colaborativo de caráter interprofissional, a articulação favorável entre as instituições de ensino e os serviços de saúde e a estimulação da aprendizagem baseada na realidade e na reflexão crítica sobre as experiências, tendo em vista a necessidade da construção de um novo perfil profissional afinado com as demandas do sistema de saúde e da população. CONCLUSÃO: Depreende-se dos resultados encontrados que o PET - Saúde da Família se configura como uma importante estratégia de reorientação da formação à medida que promove a inserção precoce dos estudantes nos serviços de saúde e no contexto socioeconômico e cultural da população, além de proporcionar o desenvolvimento de habilidades e competências voltadas para uma construção do cuidado em conformidade com as reais necessidades de saúde da coletividade.