EFEITO DE JOGO EDUCACIONAL NO DESEMPENHO DE ALUNOS DA DISCIPLINA DE EXERCÍCIO PROFISSIONAL E DEONTOLOGIA EM FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Autores

  • Caio Felipe Teixeira Soares Universidade de Brasília (Faculdade Ceilandia)
  • Jorge Luís Barreto Perreira Universidade de Brasília (Faculdade Ceilandia)
  • Ana Clara Bonini-Rocha Universidade de Brasília (Faculdade Ceilandia)

Resumo

INTRODUÇÃO: A tecnologia de games na educação tem potencial de tornar o processo de ensino-aprendizagem flexível e dinâmico. OBJETIVOS: O objetivo deste estudo foi verificar o efeito de um jogo educacional estilo game online no desempenho dos alunos em teste de conhecimentos. METODOLOGIA: A pesquisa está sendo desenvolvida na Universidade de Brasília (UnB) e os participantes são alunos do Curso de Fisioterapia matriculados na disciplina de Exercício Profissional e Deontologia em Fisioterapia no semestre letivo de 2014/1. 31 indivíduos, 28 mulheres e 03 homens, com idade média de 24,625, foram randomizados em dois grupos: Game (GG) (n=14) e Controle (GC) (n=17). O grupo Game acessou uma plataforma online semanalmente em jogo tipo quiz e em jogos em duplas - tipo batalha naval, com conteúdo referente à última aula assistida. Ambos os grupos têm aula normal uma vez por semana (dois créditos). Todos os alunos são submetidos a teste de conhecimentos e à opinião sobre satisfação e percepção de aprendizagem. A análise dos dados foi feita por estatística descritiva e inferencial (pontuação no teste, teste T Student e Correlação Pearson) para comparação do desempenho entre os grupos e relação com satisfação e percepção de aprendizagem. Os dados preliminares apresentados neste artigo dizem respeito ao teste de conhecimentos realizados no meio do semestre. RESULTADOS: Dados preliminares mostraram que o GG apresentou melhor média de desempenho no teste de conhecimentos (GG= 9,429+0,573; GC= 9,015+0,390). Dados com distribuição normal (p=0,115 T. Kolgomorov-Smirnov). T-Test para amostras independentes mostrou que a diferença entre as médias (de 0,419) não foi demasiado pequena para ser atribuível uma diferença real, evidenciando a não significância estatística da diferença (p=0,841) (p<0,05). Espera-se que haja correlação positiva entre as opiniões de satisfação, percepção de aprendizagem e desempenho nos dois grupos. CONCLUSÃO: A análise preliminar dos dados mostrou que o jogo educacional foi motivador o suficiente para que o GG obtivesse melhor desempenho no teste de conhecimentos e conteúdos do que o GC.