AVALIAÇÃO POSTURAL E EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA MORRO DO SANSÃO, SOBRADINHO 2/DF: A FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO BÁSICA

Autores

  • Larissa de Lima Borges SECRETARIA DO ESTADO SAÚDE DO DF E ESCS
  • Edna Lívia Nogueira SECRETARIA DO ESTADO SAÚDE DO DF E ESCS
  • Lívia Batista Silva Carvalho SECRETARIA DO ESTADO SAÚDE DO DF E ESCS

Resumo

INTRODUÇÃO: Dentro do PSE (Programa Saúde na Escola), na esfera da saúde, as práticas em saúde incluem as equipes de Saúde da Família (ESF - Equipe Estratégia Saúde da Família e NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família), as quais desenvolvem atividades de prevenção, promoção, recuperação e manutenção da saúde dos indivíduos e coletivos humanos. A partir de alguns dos componentes norteadores do PSE como avaliação das condições de saúde das crianças, adolescentes e jovens que estão na escola pública; promoção da saúde e de atividades de prevenção; educação permanente e capacitação dos profissionais da educação e da saúde e de jovens; monitoramento e avaliação da saúde dos estudantes; foi solicitado pela escola o olhar da Fisioterapia para os escolares. Estes profissionais, por sua vez, propuseram a necessidade de levantar os desvios de postura existentes nas crianças com o objetivo de traçar estratégias de educação em saúde, prevenção e tratamento. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Inicialmente, os profissionais da fisioterapia da equipe do NASF Sobradinho 2 realizaram uma avaliação postural de todos os alunos da Escola Morro do Sansão (n=107). Esta avaliação contou com uma ficha de registro (dor - EVA, ADM, prática de atividades física, desníveis de posicionamento para cada seguimento corporal, Teste de Schöber) e com fotos anterior, posterior e perfil. Observou-se, após as avaliações, grande prevalência de desvios de coluna, sendo a maior delas nas crianças do quinto ano (52) e o segunda maior nas do primeiro ano (39) e um quantitativo de crianças com queixa de dor que variaram de leve a moderada (n=21). O segundo passo foi intervir, por meio da educação em saúde, com os professores e com as crianças, com o objetivo de empoderá-los a respeito de hábitos posturais saudáveis e de exercícios terapêuticos para prevenção de novos desvios e da piora dos já existentes. Para tal, estruturou-se uma dinâmica/brincadeira intitulada Coluna Maluca para todas as turmas de escolares e uma roda de conversa com os professores. IMPACTOS: Os impactos à curto prazo visualizados com esta atuação na escola foram: o aprendizado significativo para as crianças a partir da dinâmica utilizada; a abertura, receptividade e empoderamento da Coordenação e Direção da escola, além dos professores. O impacto esperado a longo prazo é prevenir o aumento do número de adolescentes e adultos com dores e alterações de coluna que necessitem de níveis de assistência especializados. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As alterações posturais, apesar de prevalentes em escolares, podem ser facilmente revertidas nas crianças ou prevenidas a partir de atividades que empoderem tanto alunos, professores e pais, de exercícios terapêuticos e a partir de exercícios físicos com profissional/professor de educação física. Nesta experiência, houveram falhas já que não ocorreu a educação dos pais e nem uma abordagem específica da fisioterapia para os casos com relato de dor, até o momento.