APRENDIZAGEM PELO TRABALHO NA ÁREA DA SAÚDE: UMA PROPOSTA PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA

Autores

  • Vinicius Baltar de Araujo UNIFESO
  • Alba Barros Souza Fernandes UNIFESO
  • Andrea Serra Graniço UNIFESO
  • Rondineli de Jesus Barros UNIFESO
  • Renato dos Santos Almeida UNIFESO
  • Wilma Costa Souza UNIFESO
  • Evely Evangelista Passo UNIFESO
  • Eliana Maria de Oliveira Sá UNIFESO

Resumo

INTRODUÇÃO: No Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Fisioterapia do UNIFESO, a aprendizagem significativa é destacada na integração dos módulos curriculares e na articulação entre a teoria e a prática. Isto se dá, principalmente, quando a construção do conhecimento cognoscitivo dos estudantes é disparada a partir de situações problemas, nas quais são estimuladas a reflexão e a discussão, partindo do conhecimento prévio dos estudantes. Para tanto, não basta apenas concentrar em novos conhecimentos para os profissionais, pois o acúmulo de saberes técnicos é apenas um dos aspectos para a transformação das práticas e não o seu foco central. A formação e o desenvolvimento dos trabalhadores também devem envolver os aspectos pessoais, os valores e as ideias que cada profissional tem sobre o SUS. Portanto, o objetivo desse relato é realizar um diagnóstico do processo de aprendizagem pelo trabalho em estudantes de graduação e preceptores do Curso de Graduação em Fisioterapia do UNIFESO, a fim de facilitar a inserção nos diferentes cenários de prática. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Foi elaborado um projeto de intervenção com o objetivo de facilitar a inserção dos estudantes do Curso de Graduação em Fisioterapia do UNIFESO nos diferentes cenários de prática, utilizando metodologias ativas de aprendizagem. Esse projeto é composto pelas seguintes etapas: (1) Reconhecimento do contexto no qual se pretende atuar (diagnóstico), através da realização de grupos focais; (2) Identificação do problema; (3) Formulação da situação-problema pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Graduação em Fisioterapia; (4) Levantamento de alternativas para reverter a situação-problema.; (5) Sensibilização da comunidade envolvida, através de reuniões de Educação Permanente e Educação Continuada com todos os atores envolvidos no curso e na formação dos estudantes, incluindo corpo docente e discente, preceptores, funcionários, além de membros da gestão do curso e das direções acadêmicas; (6) Sugestão de propostas para viabilizar a intervenção; (7) Criação de formas de acompanhamento e avaliação do projeto proposto, através da Educação Permanente. IMPACTOS: Espera-se, com esse projeto de intervenção, aprimorar os processos de aprendizagem pelo trabalho que estão descritos do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Fisioterapia, a fim de obtermos uma formação que contemple o sistema de saúde vigente, o trabalho em equipe e a atenção integral à saúde, de acordo com as necessidades sociais e com ênfase no SUS. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O que se pretende com a inserção dos estudantes nos diversos cenários de aprendizagem é transformar a realidade, a fim de contemplar os princípios norteadores do SUS, que foi criado para atender a todos os cidadãos.