INSTRUMENTO PARA ORIENTAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA

Autores

  • Andrea Serra Graniço UNIFESO
  • Renato dos Santos Almeida UNIFESO
  • Alba Barros Souza Fernandes UNIFESO
  • Rondineli de Jesus Barros UNIFESO
  • Wilma Costa Souza UNIFESO
  • Marcos Felipe Marinho Correa UNIFESO
  • Vinicius Baltar de Araujo UNIFESO
  • Guilherme Rodrigues Barbosa UNIFESO

Resumo

INTRODUÇÃO: Atualmente a formação superior na saúde é orientada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), que procuram direcionar os projetos pedagógicos dos cursos (PPC) de graduação, levando em conta aspectos assistenciais e da formação acadêmica. Especificamente no campo da fisioterapia, a formação dos profissionais deveria ter como objetivos a transformação das práticas meramente tecnicistas, além da própria organização do trabalho. Assim, deve-se destacar a importância dos PPCs dos cursos, já que nestes devem estar as diretrizes institucionais a serem seguidas pelos docentes. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Após dificuldades apontadas pela comissão de revisão de PPC da graduação em fisioterapia do UNIFESO - Teresópolis/RJ, foi idealizado um instrumento norteador, baseado na realidade do curso, para orientação gerencial referente aos processos de avaliação e reformulação do projeto pedagógico de um curso de graduação em Fisioterapia. Foram convidados profissionais que atuam na área de educação superior voltada para saúde e do cuidado fisioterapêutico para composição de um painel de especialistas e formulação dos itens que devem estar contidos no instrumento. Foi solicitado a todos os profissionais que formulassem possíveis itens faltantes e após esta etapa todos foram compilados para o protótipo apresentado. Os documentos que subsidiaram as discussões foram as diretrizes curriculares nacionais para cursos de fisioterapia, o instrumento de avaliação INEP/MEC para curso de graduação presenciais e o projeto político pedagógico institucional (PPPI). As discussões com o núcleo docente estruturante do curso e com os demais docentes, apontaram a necessidade de conhecimento do PPC por parte de todos os atores envolvidos com as atividades de ensino-pesquisa-extensão do curso. IMPACTOS: Tal conhecimento diminui a sobreposição de conteúdos temáticos, garantia de espaço na agenda de debates referentes a aprendizagem significativa por parte dos estudantes e íntima relação entre atividades teóricas e os cenários de prática. Além de um espaço para identificação do grau de conhecimento do PPC por parte dos docentes, o instrumento proposto possui as dimensões Ensino, Corpo docente, IETEC, Pesquisa e Extensão. Como indicadores de avaliação do impacto da proposta podemos destacar a identificação percentual da quantidade de docentes e preceptores de estágio que efetivamente conhecem o PPC e também a quantificação de aspectos potentes e frágeis do curso. O registro quantitativo de tais aspectos possibilita a tomada de decisão gerencial com a intenção de ajustes nos processos de trabalho do curso. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Entendendo que os PPCs devem ser documentos vivos, isto é, devem se moldar às realidades nacional, loco-regionais e institucionais nos diferentes momentos econômicos-sociais, o instrumento ora apresentado surge com a intenção de oferecer aos docentes e gestores da instituição um guia prático para nortear as práticas de revisão de PPC, além de identificar o grau de conhecimento do PPC por parte dos docentes do curso.