ANÁLISE DO ENSINO DA ANATOMIA DO SISTEMA MUSCULOESQUELÉTICO: AVALIAÇÃO FORMATIVA E SOMATIVA

Autores

  • Francielli Peixoto de Carvalho Andrade UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, CAMPUS LAGARTO
  • Carla Nunes Ferreira UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, CAMPUS LAGARTO
  • Leila Sand Pereira Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, CAMPUS LAGARTO
  • Tatiana dos Santos Moreira UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, CAMPUS LAGARTO
  • Luiz Felipe dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, CAMPUS LAGARTO
  • Gabrielle Santos Maroto UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, CAMPUS LAGARTO
  • Marcela Ralin de Carvalho Deda Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, CAMPUS LAGARTO

Resumo

INTRODUÇÃO: O projeto Compreendendo o corpo humano: ensino da anatomia humana como forma de integração entre a escola e a universidade é realizado no Colégio Estadual Silvio Romero, no município de Lagarto-SE. São utilizadas metodologias ativas onde o aluno torna-se ativo no processo de aprendizado e os discentes da UFS desempenham o papel de professor facilitador, buscando aproximar a escola com a universidade. OBJETIVO: O objetivo deste trabalho é analisar a eficácia das metodologias usadas nas aulas de anatomia do sistema musculoesquelético por meio das avaliações formativas e somativas. METODOLOGIA: Se inscreveram no primeiro módulo 52 alunos, dos quais somente 17 participaram das avaliações. Baseou-se em quatro aulas (uma aula por semana) as quais abordaram os seguintes assuntos: sistema ósseo e muscular dos membros inferiores, superiores e tronco. Os discentes da UFS utilizaram como estratégia avaliativa duas avaliações, uma formativa e outra somativa e ambas são aplicadas na primeira e última aula do correspondente módulo. A avaliação formativa consiste na atribuição de uma nota para o aluno de acordo com seu desempenho levando em conta alguns itens, que são a relação com os membros do grupo; relação com o orientador da atividade; expressar-se de forma clara, objetiva e organizada; utilizar conhecimentos prévios; e interesse e habilidade na aprendizagem da atividade proposta. A avaliação somativa consiste na aplicação de uma prova contendo quatro questões objetivas referentes ao conteúdo do módulo. Na primeira aula foram analisados os conhecimentos prévios dos alunos e na última aula os conhecimentos adquiridos ao longo do módulo. RESULTADO: Em relação à avaliação formativa obteve-se uma média geral para os alunos na primeira aula de 7,7 e para a última aula 7,5. Levando em conta os percentuais de acerto por questão durante a aplicação da avaliação somativa obteve-se: para a questão 1 na primeira aplicação 29,4% e na segunda 70,6%; questão 2 na primeira aplicação 11,8% e na segunda 53%; questão 3 na primeira aplicação 23,5% e na segunda 64,7%; e na questão 4 na primeira aplicação 17,6% e na segunda 35,3%. Considerando os percentuais gerais de acerto para a primeira avaliação somativa obteve 20,60% e para a segunda 55,90%. CONCLUSÃO: Com base nos resultados alcançados na avaliação somativa houve avanços em termos percentuais no aprendizado dos alunos, já em relação à formativa obtivemos médias bem parecidas. Isso deixa evidente que o uso das metodologias ativas é uma forma eficaz de ensino.