ARCO DE MAGUEREZ COMO MÉTODO NORTEADOR PARA AS AÇÕES NO ESTÁGIO EM FISIOTERAPIA NA SAÚDE COLETIVA

Autores

  • Miriam Beatris Froemming UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL
  • Tânia Cristina Malezan Fleig UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL
  • Rafael Kniphoff Silva UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL
  • Dannuey Cardoso UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL
  • UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL

Resumo

INTRODUÇÃO: As realidades multifacetárias envolvidas no atendimento de saúde na atenção básica e o atual processo de necessidade de mudança no paradigma educacional apontam para a utilização de metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem. O campo de estágio na Saúde Coletiva é um rico espaço para esta prática. A metodologia de problematização com o Arco de Maguerez, que se constitui de cinco etapas ? observação da realidade e definição do problema, pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade - permite ao estudante o desenvolvimento da autonomia neste processo. Este relato objetiva comunicar a experiência vivenciada no campo de Estágio Supervisionado em Fisioterapia na Saúde Coletiva I e II , na Universidade de Santa Cruz do Sul, nos períodos de 2013/02 e 2014/01. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O Arco de Maguerez foi o eixo metodológico da prática realizada pelos estagiários em três unidades básicas de saúde assistidas pela Estratégia de Saúde da Família na cidade de Santa Cruz do Sul, RS. As atividades consistiram em: avaliação da acessibilidade do espaço público nestes bairros e nas unidades básicas de saúde; visitas domiciliares; atenção à saúde do trabalhador; triagens individuais e sala de espera nas unidades básicas de saúde. IMPACTOS: A utilização desta metodologia parece potencializar no estagiário a participação crítico-reflexiva e a autonomia como norteadores para o planejamento e a implementação de ações na atenção básica. Também a sustentação teórica permitiu a revisão de conceitos e a reflexão para a aquisição de conhecimentos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A imersão do estudante na realidade da atenção primária em saúde, quando sustentada pelas metodologias ativas, permite a atuação do estagiário como sujeito de sua aprendizagem desenvolvendo competências para a transformação da realidade. Ressalta-se, portanto, o potencial pedagógico desta metodologia.