CIRCUITO FUNCIONAL SUSTENTÁVEL: UMA EXPERIÊNCIA ACADÊMICA NO MUNICÍPIO DE CABEDELO - PB

Autores

  • Jane Oliveira Marques CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Ana Letícia da Silva Pimentel CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Rafaela Gerbasi Nóbrega CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Ana Luísa Soares de Sousa Melo CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Ediene Nascimento de Araújo CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Karoliny Nunes dos Santos CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Nathália Stéphanie Cavalcante de Jesus CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ

Resumo

INTRODUÇÃO: O cuidado fisioterapêutico na comunidade é o principal objeto de estudo do Estágio Supervisionado I, voltado a atuação fisioterapêutica na comunidade. Tal vivência permite que acadêmico de fisioterapia atue como agente de intervenção no processo saúde - doença, considerando os diversos níveis prevenção em saúde, no âmbito dos serviços de saúde municipal, com enfoque na saúde da família e em grupos prioritários, a partir do arcabouço teórico-metodológico e prático aprendido no decorrer das atividades curriculares. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Este estudo consiste em um relato de experiência das acadêmicas do curso de Fisioterapia do Centro universitário de João Pessoa - UNIPE, por ocasião da vivência do componente curricular Estágio Supervisionado I, no período de Fevereiro de 2017 a Junho de 2017, no bairro do Renascer II/III do município de Cabedelo-PB. Dentre as atividades realizadas no estágio, destacam-se as ações interdisciplinares desenvolvidas no grupo de mulheres Renascer, em parceria com o profissional de educação física do Núcleo de Apoio a Saúde da Família local. Semanalmente, são realizados encontros com duração de uma hora, envolvendo rodas de conversas, orientações e exercícios com enfoque no alongamentos, treinos de equilíbrio e coordenação motora, exercícios de fortalecimento muscular, relaxamento e Circuitos Funcionais, onde, para podermos realizar esse último, tínhamos que trazer materiais da faculdade, o que nem sempre era viável. A partir desse desafio enfrentado, tivemos a ideia de realizarmos a confecção de materiais e insumos reciclados para que fossem utilizadas nas atividades do grupo. Tal ação foi intitulada Circuito Funcional Sustentável e contou com a construção de diversos materiais a partir de garrafas pet envolvidas com EVA transformadas em halteres de 1kg, bem como bambolês foi reciclada uma gaveta antiga de guarda-roupa, e envolvida com material antiderrapante para transforma-la em um step utilizamos cama de ar de bicicleta cortadas para servirem como mini-bands cabos de vassoura envoltos com fitas adesiva colorida para serem transformadas em bastões retalhos de tecidos foram transformados tanto em uma escada de chão, para treino de equilíbrio e coordenação, como na confecção de duas bolas para treino de chute e cordas para pular. IMPACTOS: Ao entregarmos os materiais para as mulheres abrimos caminhos para mais iniciativas assim, pois o profissional de educação física relatou que isso serviria de estimulo para a criação de novos equipamentos para o grupo. Isso nos serviu como uma grande experiência, pois um dos desafios da prática fisioterapêutica na atenção básica é a falta de materiais, mas com uma solução simples e a ajuda da própria comunidade, conseguimos ultrapassar esse obstáculo com êxito. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Desde o primeiro contato, a comunidade mostrou de forma única a importância do trabalho em equipe, do desenvolvimento de atividades extras, da tomada de decisão, de incentivar o próximo a vencer seus medos e limites bem como procurar conhecer o local em âmbito físico e emocional para se adequar ao ritmo e ao estilo que é seguido pelos outros profissionais, nos mostrando que o diferencial de um bom aluno/profissional é trazer novas ideias, abrir caminhos e deixar raízes.