ESTIMULAÇÃO COGNITIVA EM USUÁRIOS DA ACADEMIA DA CIDADE DE ARACAJU: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • João Ricardo Bispo de Jesus FACULDADE ESTÁCIO DE SERGIPE
  • Karine Santos Chaves FACULDADE ESTÁCIO DE SERGIPE
  • Pedro Vinicius Santos de Oliveira FACULDADE ESTÁCIO DE SERGIPE
  • Heloísa Suzane de Sá Matos FACULDADE ESTÁCIO DE SERGIPE
  • Mauricio Poderoso Lima Neto FACULDADE ESTÁCIO DE SERGIPE
  • Manuela Andrade de Albuquerque FACULDADE ESTÁCIO DE SERGIPE

Resumo

INTRODUÇÃO: O último censo brasileiro mostrou que a população com mais de 60 anos cresceu nos últimos anos. O envelhecimento é um processo natural biológico que ocorre em todos os seres vivos e que pode levar a uma série de alterações físicas e psíquicas (Fonseca et al., 2016). Com o avanço da idade, as funções cognitivas declinam e o risco de desenvolver demência torna-se um problema de saúde pública (Apóstolo et al., 2011; Casemiro et al., 2016). Visando ações que contribuam para o envelhecimento saudável da população e o combate contra agravos de doenças, o Programa da Academia da Cidade de Aracaju/SE oferece aos seus usuários, dentre diversas atividades corporais, um momento para Estimulação Cognitiva (EC) por meio de exercícios de memorização, atenção e capacidade construtiva. A EC em idosos pode atrasar a instalação de um quadro de demência e consequentemente melhorar a autonomia e independência desses indivíduos. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A EC dos usuários da Academia da Cidade de Aracaju foi realizada nos Polos dos Conjuntos Sol Nascente e Castelo Branco, uma vez por semana. Os exercícios eram realizados em grupo e contavam com duas práticas. Na primeira, os usuários respondiam perguntas, tais como "Por qual percurso o (a) senhor (a) veio hoje?", "Qual o número da casa do seu vizinho da frente?", "Qual a data de ontem?" e "Cite um objeto retangular presente em sua casa". Na segunda prática, um cartão com a figura de um animal era fixado nas costas de cada usuário, sem o mesmo saber qual o animal que continha. Com a ajuda dos outros colegas, o usuário deveria reconhecer através de mímicas, gestos e dicas, qual o animal que estava fixado no mesmo. . IMPACTOS: Através da análise das atividades, percebeu-se que a EC foi bem aceita pelos usuários, principalmente pela interação do grupo e entretenimento com as dinâmicas; porém, a falta de recursos impediu a viabilização de atividades mais estruturadas, bem como o encontro que era realizado apenas uma vez por semana. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A prática da EC, segundo a literatura, além de promover grande interação entre os usuários, proporciona pequenas melhorias ou estabilização da Capacidade Cognitiva, possibilitando um maior nível de independência aos idosos.