FISIOTERAPIA NA PERSPECTIVA DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Camila Santos Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Carla Nunes Ferreira UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Débora Ramos de Araújo Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Géssica Sena de Sousa UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Michely de Oliveira Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Natali Lima Aragão UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Andréa Costa de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Resumo

INTRODUÇÃO: A subunidade curricular Práticas de Inserção da Fisioterapia na Comunidade (PIFISIO) tem como principal metodologia o arco de Maguerez, que consiste em cinco etapas que vão desde a observação da realidade á aplicação prática. Durante o ciclo, os discentes são vinculados a uma Unidade Básica de Saúde e desenvolvem junto á comunidade intervenções coerentes com a necessidade observada e em consonância com os temas debatidos em sala. Uma das temáticas estudadas foi o Programa de Saúde na Escola (PSE) que tem uma perspectiva de atenção integral á saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino básico público, realizadas pelas Equipes de Saúde da Família. Assim o presente relato descreve uma experiência vivenciada em uma escola pública. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Para o conhecimento da realidade da escola, o Instrumento de Avaliação Postural e Dor nas Costas (BackPEI), foi aplicado com 47 estudantes do 6º ano de uma escola municipal do município de Lagarto-Sergipe. Ao observar as respostas do questionário, notou-se que as posturas consideradas inadequadas mais prevalentes eram pegar objetos/pesos no chão e sentar-se para estudar, além do uso da mochila de duas alças e relatos de dores nas costas. Com base nisso, a intervenção teve como objetivos abordar sobre a prática de posturas corretas e o uso da mochila de duas alças, relacionando-as ao aparecimento de alterações posturais e dores nas costas. A priori foi realizada uma dinâmica de correção de posturas, em que os alunos demonstravam como costumavam sentar, pegar objetos no chão e carregar a mochila, e em seguida eram orientados e corrigidos quanto á postura correta. Para a abordagem sobre dor nas costas, uma imagem da coluna vertebral foi mostrada e posteriormente discutido o quanto as posturas inadequadas alteram as curvaturas normais e provocam alterações estruturais e outras doenças com o decorrer do tempo. Finalizada essa parte educativa, buscando amenizar as tensões dessas posturas foi iniciada uma sessão de alongamentos para coluna cervical e lombar, membros superiores e tronco, atentando-se a manutenção da respiração e coordenação dos movimentos, bem como a importância de realizar os exercícios em casa e ensinar aos pais e/ou responsáveis. IMPACTOS: Ao conversar com os escolares e aplicar o questionário percebeu-se que a maioria deles adotam posturas e/ou pegam objetos e pesos de forma inadequada. Instruí-los quanto á maneira adequada contribui para a prevenção de problemas futuros e ainda tem um fator positivo na disseminação de informações, visto que muitos deles transmitirão para os seus pais e/ou responsáveis os conhecimentos adquiridos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Através das discussões e desenvolvimento da ação foi possível perceber as possibilidades de atuação e importância do fisioterapeuta no PSE, pois o mesmo possui conhecimentos sobre o desenvolvimento neuropsicomotor das crianças e adolescentes, domínio das alterações posturais que podem ocorrer, bem como preveni-las através de orientações simples. Essa compreensão foi útil para a ação realizada e é indispensável para a prática profissional.