A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS PARA O FAZER INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE A PARTIR DA APRENDIZAGEM NO PET-SAÚDE EM QUIXADÁ-CE

Autores

  • Mariza Maria Barbosa Carvalho CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE QUIXADÁ
  • Raimunda Rosilene Magalhães Gadelha CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE QUIXADÁ
  • Milena de Holanda Oliveira Bezerra CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE QUIXADÁ
  • Ivna Zaíra Figueredo CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE QUIXADÁ
  • Odete Andrade Girão Neta CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE QUIXADÁ
  • Maria Tatiane Silva Ferreira CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE QUIXADÁ
  • Vitória Oliveira da Silva CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE QUIXADÁ
  • Tiago de Araújo de Souza CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE QUIXADÁ

Resumo

INTRODUÇÃO: A educação articulada em sistema saúde-escola-comunidade, nascida de projetos que agregam valor ao trabalho e ao trabalhador em saúde, constitui dimensão importante para a formação de acadêmicos e profissionais envolvidos com a produção de saúde por meio da aprendizagem significativa. O Programa de Educação pelo Trabalho PET-Saúde enquanto produto de política pública instituído pela portaria Interministerial MS/MEC n. 1.802, de 26 de agosto de 2008 fomenta a formação permanente dos profissionais de saúde bem como de iniciação ao trabalho, estágios e vivências, dirigidos aos estudantes da área, de acordo com as necessidades do SUS. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: No contexto do ensino na saúde, participamos do PET-Saúde em 2015, fruto da articulação entre uma Instituição de Ensino Superior e os serviços de saúde, que envolveu professores e alunos dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia e Farmácia, profissionais e preceptores da saúde no SUS/Quixadá-CE a fim de integrar ensino, serviço e comunidade, promover sentido a partir do fazer/aprender em equipe interdisciplinar, e preparar os futuros profissionais de saúde para o adequado enfrentamento das necessidades em saúde por meio da construção de sujeitos autônomos, críticos e reflexivos sobre sua ação na realidade social em saúde. As atividades se desenvolveram na rede de atenção básica e na rede de atenção psicossocial. A metodologia que prev a aprendizagem por meio do fazer/aprender em situação real do trabalho foi mediada pelo acompanhamento da rotina das unidades de saúde envolvidas, aprofundamento teórico a partir da problematização, da discussão sobre as situações reais encontradas e as normativas do SUS, e fóruns acerca das ações desenvolvidas e os resultados alcançados. IMPACTOS: Percebemos que a construção de grupos de trabalho aproximou as pessoas, possibilitou a transformação de vínculos já instituídos e a construção de sentido no campo de prática em equipe, compreendendo o trabalho interprofissional como a possibilidade da prática de um profissional se reconstruir na prática do outro, transformando ambas na intervenção do contexto onde estão inseridas, viabilizou a participação popular no planejamento e na execução das ações disseminando o conceito ampliado de saúde. Aprendemos que a atuação profissional fisioterapêutica não está centrada somente na técnica para a recuperação física, e que o fisioterapeuta é um profissional da saúde que integra o fazer nas ações primárias de saúde, reconhecendo que o agir em saúde requer uma postura ativa e crítica da realidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A inclusão da dimensão política no projeto educacional PET-Saúde promove uma reorientação dos atuais modelos de atenção á saúde do SUS, assim como da formação de futuros profissionais da saúde, que retroalimentam esses modelos. A aprendizagem pelo trabalho, na nossa experiência, ocupou lugar privilegiado na formação e na vida de quem participou, pois o trabalho articulado ao ensino não é neutro em relação ao que provoca no sujeito; nos serviços de saúde, ele é potencialmente produtor de sentido, quando conta com a autonomia dos sujeitos para criar/recriar, fazer/desfazer o modo de produzir saúde e romper com a barreira da atuação do fisioterapeuta centrada somente na técnica e na recuperação física.