A IMPORTÂNCIA DOS ESTÁGIOS OBSERVACIONAIS PARA OS DISCENTES DO PRIMEIRO PERÍODO

Autores

  • Irllanna Ketley Santos do Nascimento FACULDADE DE ENFERMAGEM NOVA ESPERANÇA - FACENE
  • Luiza Beatriz Bezerra da Silva FACULDADE DE ENFERMAGEM NOVA ESPERANÇA - FACENE
  • Brisdeon Bruno Silva de Alencar FACULDADE DE ENFERMAGEM NOVA ESPERANÇA - FACENE
  • Hanna Louise Maceno Marinho FACULDADE DE ENFERMAGEM NOVA ESPERANÇA - FACENE
  • Danyelle Nóbrega de Farias FACULDADE DE ENFERMAGEM NOVA ESPERANÇA - FACENE

Resumo

INTRODUÇÃO: De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia as Instituições de Ensino Superior deverão criar mecanismos de aproveitamento de conhecimentos, adquiridos pelo estudante, através de estudos e práticas independentes, presenciais e/ou á distância, a saber: monitorias e estágios. Os estágios têm por objetivo aproximar o acadêmico da realidade de sua área de formação e o auxiliar a compreender diferentes teorias que regem o exercício profissional. Dessa forma, realizou-se três estágios observacionais, nos quais pode-se observar alguns serviços/ambientes de trabalho do fisioterapeuta e sua atuação nas mais diversas áreas, atenção básica, média e alta complexidade. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Visitou-se as dependências de serviços vinculados ao Sistema Único de Saúde, assim, oportunizou-se refletir sobre o assunto ministrado em sala, ter contato com a execução de técnicas, as relações intra e interprofissionais, presenciar a interação com o paciente, e ainda, o contato com o prontuário. A primeira visita, que foi feita a um Centro de Reabilitação, quando os alunos conheceram um pouco mais do ambiente, recursos e técnicas utilizados pelo fisioterapeuta. Na segunda visita, á uma Unidade de Saúde da Família da capital, foi proporcionado uma vivência com o grupo de idosos, sendo, os estudantes, protagonistas da ação. A última visita, realizada em um Hospital de Trauma do município, foi importante para que os estudantes presenciassem a execução das técnicas por fisioterapeutas do serviço, entrassem em contato com diversos tipos de traumas e a partir do prontuário, refletissem sobre um dos temas abordados na sala de aula, a interdisciplinaridade. IMPACTOS: Ao entrar em contato com alguns dos principais recursos e equipamentos utilizados pelo profissional fisioterapeuta pôde-se vislumbrar o futuro profissional. A atividade proporcionou, aprender mais a respeito da profissão, estimulou a curiosidade em descobrir o universo acerca da fisioterapia, na prática fixou-se o que foi ofertado em sala, na teoria. Foram vivências gratificantes, pois, viu-se o quão humano é o trabalho dos profissionais da saúde, com ênfase no fisioterapeuta. Foi possível perceber as ações do profissional fisioterapeuta, antes, durante e após o processo da cura, ou seja, desde a promoção e prevenção até a fase da reabilitação, ampliando esse olhar ao vivenciar os três níveis de atenção. Impacto que ultrapassa o âmbito profissional e acadêmico, uma vez que permitiu em determinados serviços a criação de laços e assim, um crescimento pessoal, o que transcende o amadurecimento acadêmico. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Portanto, considera-se necessário a experiência nos estágios, desde o início do curso, pois, proporciona uma maior segurança para os discentes a respeito da profissão. Os alunos podem assim, aprender a interagir mais, passar a ter um olhar mais profissional e humano, a se vislumbrar futuros campos de atuação. Então, acredita-se que as atividades extracurriculares são de extrema importância para a graduação por ampliar o conhecimento adquirido. Palavras-chave: Fisioterapia. Graduação. Estágios. Experiência Discente.