APRENDER NO MUNDO REAL: REFLEXÕES NECESSÁRIAS À FORMAÇÃO EM FISIOTERAPIA

Autores

  • Matheus Madson Lima Avelino UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; INSTITUTO SANTOS DUMONT
  • Marina Lyra Cabral Fagundes UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; INSTITUTO SANTOS DUMONT
  • Evelyn Evelyn UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; INSTITUTO SANTOS DUMONT
  • Capistrano Teixeira da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; INSTITUTO SANTOS DUMONT
  • Lilian Lira Lisboa UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; INSTITUTO SANTOS DUMONT
  • Carolina Araújo Damásio Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; INSTITUTO SANTOS DUMONT
  • Reginaldo Antïnio de Oliveira Freitas Junior UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; INSTITUTO SANTOS DUMONT

Resumo

INTRODUÇÃO: Competência Cultural é comumente definida como a combinação de conhecimentos, atitudes e habilidades necessárias para que os profissionais da saúde sejam hábeis em interagir eficazmente com populações cultural e etnicamente diversas. O desenvolvimento dessas competências na formação profissional pressupõe a necessidade de reorientação das estratégias de ensino-aprendizagem e das práticas assistenciais em saúde, no sentido de fortalecer o Sistema Único de Saúde enquanto ordenador da formação profissional em saúde e a efetivação das políticas públicas que visam a equidade em saúde. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A intervenção foi fruto das discussões e vivências da disciplina Competência Cultural na Atenção á Saúde da Mulher Quilombola, componente curricular interdisciplinar que propõe discussões sobre cultura e história do povo afro-brasileiro e suas necessidades de saúde, sendo contextualizadas com a realidade da comunidade quilombola Capoeiras dos Negros, localizada no munícipio de Macaíba no Rio Grande do Norte. A ação objetivou a promoção de saúde por meio do resgate cultural afro-brasileiro e consistiu de duas atividades realizadas na comunidade, intituladas: Brincar e Resistir, onde foi realizada com as crianças uma contação de história, de forma lúdica, sobre a trajetória do negro no Brasil e brincadeiras de matriz africana a fim de estimular o desenvolvimento infantil e resgatar seus aspectos culturais; e Máquina de Ritmos, onde foi realizada uma oficina de dança afro para as mulheres, proporcionando valorização da cultura e promovendo bem estar por meio da dança. IMPACTOS: A ação de promoção em saúde culturalmente competente implicou pensar e praticar saúde em sua forma ampliada, desde o planejamento até a implementação da mesma. Ao pensar o empoderamento da população sobre sua saúde fez-se necessário refletir sobre a cultura enquanto um determinante e condicionante desta. Para a programação das atividades levou-se em consideração a cultura como determinante para o adoecimento e para as desigualdades, mas especialmente como ferramenta condicionante á promoção de saúde e qualidade de vida, aliada a ações de saúde. O processo configurou-se como uma quebra de paradigma para a formação em fisioterapia, que historicamente tem enfatizado a dimensão biologicista e priorizado a reabilitação de sequelas, em detrimento de uma formação mais holística, integral, socialmente responsável e promotora da cidadania. Nesse sentido, foram incitadas reflexões sobre a concepção do que é ser profissional de saúde, levando a uma percepção de profissional enquanto um facilitador e ator no processo de redução das iniquidades, agindo para além do âmbito individual, de forma a atingir a esfera da coletividade. A experiência também proporcionou a reflexão sobre o racismo, tanto num contexto geral, quanto nas reproduções das opressões a saúde e em como as competências culturais podem auxiliar a reverter ou minimizar este processo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Destaca-se a potencialidade de experiências vivenciais que promovam o desenvolvimento de competências culturais na formação profissional em saúde como estratégias capazes de impactar positivamente na formação em fisioterapia, estimulando a prática do conceito ampliado de saúde, visando á integralidade, voltado para promoção de saúde e em uma formação socialmente mais responsável, contextualizada com os problemas reais da população.