ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: IMPACTO DE PRÁTICAS RELACIONADAS À PROMOÇÃO DA SAÚDE SOBRE A FORMAÇÃO DE DISCENTES DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UFRN

Autores

  • Matheus Madson Lima Avelino UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Marina Lyra Cabral Fagundes UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Bruna Raquel Araújo Honório UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Sâmara Raquel Alves Fagundes UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Gilson José de Moura Filho UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Vanessa Patrícia Soares de Sousa UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Resumo

INTRODUÇÃO: Os grupos operativos (GOs) são uma das ferramentas utilizadas na Atenção Primária á Saúde (APS), tendo como foco principal a promoção da saúde, do cuidado e na resolutividade dos problemas. Objetiva-se orientar os sujeitos á tomarem decisões mais conscientes em relação á hábitos de vida e ao controle dos determinantes de saúde. Nessa perspectiva e, em virtude da reorientação dos modelos assistenciais e educativos, há uma crescente necessidade de capacitar os estudantes e profissionais da saúde para lidar com as necessidades da população, considerando os aspectos de prevenção e promoção da saúde. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Este relato de experiência é resultante das atividades relacionadas ao componente curricular Prática Supervisionada na Atenção Básica, do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O estágio aconteceu na Unidade de Saúde da Família (USF) de Brasília Teimosa, localizada no município de Natal, Rio Grande do Norte. A USF de Brasília Teimosa conta com duas equipes mínimas da atenção básica e não recebe apoio matricial do Núcleo de Apoio á Saúde da Família (NASF). Durante o estágio, os discentes planejaram e conduziram dois grupos: um destinado a usuários com dores crônicas, onde eram realizadas atividades de educação em saúde sobre ergonomia, proteção articular e conservação de energia, métodos não farmacológicos de analgesia e orientação de exercícios físicos e outro grupo destinado para pessoas com obesidade, onde aconteciam tanto a prática de exercícios quanto atividades de educação sobre a obesidade e suas consequências para a saúde. O planejamento foi feito de acordo com as principais demandas de saúde relatadas pelas equipes da unidade e aconteciam semanalmente. As metodologias utilizadas durante os encontros baseavam-se na educação popular, consistindo de roda de conversa e dinâmicas facilitadoras, valorizando sempre os saberes dos usuários. IMPACTOS: A experiência de lidar com promoção de saúde na Atenção Primária confrontou a concepção do fazer fisioterapêutico dos discentes, usuários e equipe de saúde. Devido ao desenvolvimento histórico da Fisioterapia ter se dado no âmbito da atenção terciária com um caráter curativista e biologicista, a prática de muitos profissionais caracterizou-se por técnicas e métodos intervencionista, especializados e individuais. Para a atuação dos discentes de fisioterapia na APS foi necessário o uso de outros tipos de tecnologias e conhecimentos, como a escuta qualificada, a criação de vínculo, habilidades de comunicação e competências culturais. Além disso, foram necessárias práticas educativas em saúde, com ausência de caráter impositivo e inquisidor, mas que empoderassem a população, valorizando e construindo, em conjunto, os saberes e ações. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O trabalho com grupos de promoção de saúde através da educação e empoderamento da população estimulou o desenvolvimento e aprendizado das competências e habilidades requeridas na formação em fisioterapia, contribuindo para ampliação da visão dos discentes em relação ás possibilidades de atuação profissional.