O CURSO DE FISIOTERAPIA DA USP ESTÁ PREPARADO PARA RECEBER UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL?

Autores

  • Beatriz Araujo Duarte UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
  • Bruno Costa Silva UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
  • Natali Vaz Pituba UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
  • Rafael Corrêa Fantato UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
  • Leonardo Goes Shibata UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
  • Carolina Fu UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
  • Sílvia Maria Amado João UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Resumo

INTRODUÇÃO: O projeto Acessibilidade para alunos de Fisioterapia com deficiência visual está sendo desenvolvido por alunos do curso de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) no âmbito da disciplina "Saúde e Cidadania I", com o intuito de propor debates e soluções no ambiente universitário que venham a proporcionar uma maior inclusão dos alunos com deficiência visual. . DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A intervenção se dará no curso de Fisioterapia da FMUSP, focando os aspectos físicos, educacionais e profissionais. A motivação para o desenvolvimento deste trabalho surgiu do convívio com uma aluna com deficiência visual e das dificuldades enfrentadas pela mesma no decorrer de sua graduação. O trabalho foi construído com o apoio das docentes da disciplina, sendo dividido em três fases principais: coleta de dados, intervenção e continuidade. Na fase de coleta de dados, buscou-se entender a dinâmica e a preparação da universidade quando um aluno com deficiência ingressa no curso de graduação, as principais dificuldades encontradas pelos docentes da fisioterapia e suas opiniões quanto ao ingresso destes alunos; as dificuldades encontradas pelos alunos com deficiência visual do curso e as barreiras físicas presentes na universidade. Na fase de intervenção, ainda em execução, destacaram-se: as reclamações de falta de apoio e a dificuldade de atualização e adaptação das aulas. IMPACTOS: É necessário que se trabalhe em cima das potencialidades dos indivíduos e não sobre suas incapacidades ou impedimentos. Foi proposto um curso de capacitação de dois dias para os docentes do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, oferecido por pedagogas da Secretaria da Pessoa com Deficiência de São Paulo e com a participação de profissionais fisioterapeutas com deficiência visual. Pretende-se, também, a exposição do projeto em congressos e outros espaços disponíveis, para dar mais visibilidade ás dificuldades enfrentadas pelos estudantes e profissionais com deficiência visual. Planeja-se a continuidade desse projeto, tendo em vista a construção de um espaço de diálogo entre a gestão da universidade, os docentes e alunos; e um estímulo ao protagonismo dos alunos em ações e mudanças dentro da universidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Consideramos que a universidade tem um papel importante na construção, multiplicação de conhecimentos e no desenvolvimento de propostas que melhorem as condições de vida da população. Sendo assim, a discussão acerca do profissional e do estudante com deficiência visual e a transformação e reestruturação do ambiente universitário, pode ser um catalisador para que esta ação extravase o ambiente acadêmico em direção a outras esferas, contribuindo assim para uma sociedade cada vez mais inclusiva.