ORIENTAÇÃO ACADÊMICA DE ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA ATRAVÉS DE PLANTÕES DOCENTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO E EXPERIÊNCIA DOCENTE - NAPED

Autores

  • Leonildo Santos do Nascimento Júnior CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Aliceana Ramos Romão de Menezes Araújo CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Pollyana Soares de Abreu Morais CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Miriam Lúcia da Nóbrega Carneiro CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Ana Paula de Jesus Tomé Pereira CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Andréa Carla Brandão da Costa Santos CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Maria Elma de Souza Maciel Soares CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Rosa Camila Gomes Paiva CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ

Resumo

INTRODUÇÃO: Na última década, foi perceptível o aumento na oferta e na procura pela educação superior no Brasil. Este processo foi impulsionado pela democratização do acesso ao ensino superior. Em 1997, eram 1 945 615 alunos matriculados, sendo que em 2012 esses números foram de 7 037 688, representando um salto significativo, segundo o INEP. Neste viés, a formação acadêmica com qualidade, de um público oriundo de diferentes realidades sociais e educacionais, só é atingida através de estratégias que valorizem a adaptação ao ensino universitário, através da valorização das capacidades e potencialidades individuais dos discentes na perspectiva de sua habilitação profissional. Portanto, este trabalho pretende relatar a experiência da orientação acadêmica ofertada aos acadêmicos de fisioterapia do Centro Universitário de João Pessoa - Unip, através de plantões de atendimento por docentes do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED) do referido curso. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O NAPED foi criado em 2016, através da resolução Nº 11 do Conselho de Ensino e Pesquisa da instituição com o intuito de estabelecer um canal de comunicação que visa medidas de apoio á qualidade da aprendizagem discente. No âmbito das ações do NAPED, uma das estratégias envolvem os plantões docentes para a escuta sigilosa e resolução de questões relacionadas a dificuldades enfrentadas pelos alunos na sua trajetória acadêmica, junto aos órgãos competentes da universidade. O serviço é ofertado a todos os alunos matriculados no curso de fisioterapia, em livre demanda, conforme horário e dia disponibilizados pelos docentes. Foram efetuados, no período de março a junho de 2017, um total de 42 atendimentos aos discentes. Analisando-se os motivos da procura ao NAPED por parte dos discentes, observou-se que os motivos de procura mais comuns foram: solicitação de orientação acadêmica e pedagógica para superar dificuldades relacionadas ao estudo de algumas unidades curriculares do curso, bem como para facilitar a assimilação do conteúdo destas unidades, a fim de evitar mau rendimento nos componentes curriculares; relatos de dificuldades de comunicação com o docente tanto em sala de aula como nos campos de prática e dificuldades de relacionamento entre discentes. Com as escutas, são identificadas as barreiras e os fatores que dificultam o processo individual de ensino-aprendizagem, o que gera encaminhamentos para possíveis resoluções, que vão desde o acompanhamento psicológico, psicopedagógico e a orientação para a melhoria do aprendizado, incluindo a construção de cronogramas individuais de estudo. IMPACTOS: Através da análise da experiência, foi possível verificar, numa perspectiva institucional, resultados positivos no que se refere a melhoria do rendimento acadêmico dos alunos acompanhados pelo NAPED. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com as reflexões apresentadas, v-se os plantões do NAPED como uma abordagem eficaz na valorização das potencialidades dos acadêmicos de fisioterapia para obtenção do sucesso acadêmico e formação profissional.