PETGRADUASUS UNIVALI: UM MODELO DE GESTÃO NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Autores

  • Simone Beatriz Pedrozo Viana UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
  • Thaís Favero Alves UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
  • Clarice Aparecida Munaro UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
  • Mara Lucia Pamplona UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
  • Eloysa Mosimann UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
  • Angelica Garcia Couto UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
  • Alexsandra Marinho Dias UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
  • Emmanuel Panizzi UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

Resumo

INTRODUÇÃO: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) é uma iniciativa interministerial destinada a fomentar a qualificação das práticas de atenção á saúde, nos serviços públicos, assim como promover a integração ensino-serviço-comunidade, envolvendo docentes, estudantes de graduação e profissionais de saúde durante todo o processo de ensino aprendizagem em áreas estratégicas do Sistema Único de Saúde (SUS). A Universidade do Vale do Itajaí (SC) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde tem respondido aos editais do governo federal, com apresentação de projetos que visam reorientar a formação profissional em saúde, a partir de propostas pedagógicas que considerem as necessidades loco-regionais da população e a determinação social no processo saúde-doença. O objetivo desta produção é relatar a experiência do PET Saúde/GraduaSUS, em desenvolvimento, nos onze cursos de graduação do Centro de Ciências da Saúde - CCS (Biomedicina, Educação Física Licenciatura e Bacharelado, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia) e o seu modelo de gestão. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A experiência busca a superação do modelo tradicional de formação conteudista e fragmentada, baseado na concepção biomédica, para uma aprendizagem mais ativa e humanizada. Desenvolve um modelo de gestão de trabalho interdisciplinar e interprofissional com a inclusão de conteúdos integradores nas ementas das disciplinas da graduação, do 1º ao 4º período, de todos os cursos do CCS; vivências na realidade do serviço, com inserção gradativa dos acadêmicos; e metodologias ativas como estratégia pedagógica. O eixo teórico centra-se na epistemologia da saúde e na determinação social do processo saúde doença, conceito ampliado de saúde, participação social, territorialização, clínica ampliada, acolhimento, visita domiciliar, projeto terapêutico singular e fortalecimento da comunidade a partir da promoção e educação em saúde. O cenário de prática contempla a inserção gradativa dos alunos na Rede de Atenção á Saúde, reconhecimento da estrutura física e organizacional dos serviços, processo de trabalho das equipes, programas desenvolvidos, fluxo, ferramentas de gestão, perfil epidemiológico das populações atendidas e a relação das equipes com os princípios do SUS. Durante o processo são utilizados princípios da pedagogia dialógica, metodologias ativas e problematização, advindas da realidade do serviço. O desenho do projeto articula atividades em sala de aula, realizadas pelos professores, seguida das inserções nos cenários de prática, mediadas pelos profissionais do serviço público. IMPACTOS: Das atividades são produzidos registros socializados e publicizados em eventos locais, regionais e nacionais. O processo vem se consolidando, a partir da análise reflexiva dos atores envolvidos, retroalimentando o processo ensino aprendizagem, sensibilizados pela realidade local, num processo recíproco de troca de experiências. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Destaca-se a parceria e construção coletiva com o serviço em todas as etapas de implantação do projeto; o sistema permanente de avaliação e o modelo de gestão; a satisfação acadêmica na aproximação teoria e prática; a aquisição de competências, habilidades e atitudes previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Acredita-se que a ousadia do projeto tem cumprido o desafio de mobilizar novos olhares para a construção do SUS e transformação da práxis profissional, considerando o investimento pedagógico na origem da formação dos profissionais de saúde.