TRAJETOS FORMATIVOS NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE - PRÁTICAS E SABERES NA INTERSEÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE, SERVIÇOS DE SAÚDE E COMUNIDADE

Autores

  • Estela Rozeno dos Santos INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Tarsila Figueiredo Ferreira INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Caíque Sales Melo INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Eduarda Barbosa de Barros INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Ana Victória Baião Guimarães INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Vanessa Salgado INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Jorge Henrique Saldanha INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Milena Maria Cordeiro de Almeida INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Resumo

INTRODUÇÃO: A formação dos profissionais de saúde para a atuação na Atenção Básica á Saúde (ABS) representa um desafio porque exige a superação do modelo curativista e centrado na doença, ainda hegemônico na Universidade e serviços de saúde. Através de um modelo contra hegemônico e estratégico da Promoção da Saúde, o primeiro desafio que se apresenta é a articulação de saberes específicos da profissão com os pressupostos da Saúde Coletiva, ao exemplo da compreensão da saúde em seu conceito ampliado, ações interdisciplinares, intersetoriais e transformadoras da realidade social. Neste sentido, o presente projeto apresenta uma proposta de superação do desafio de formação dos profissionais de saúde para o Sistema Único de Saúde, aproximando saberes e práticas da Universidade, serviços de saúde da ABS e usuários através da extensão universitária. Para tanto, os objetivos deste trabalho foram levantar, acompanhar, apoiar e propor práticas na Atenção Básica á Saúde em duas Unidades de Saúde da Família de um Distrito Sanitário de Salvador, Bahia. A perspectiva assumida foi a de colaboração entre serviço e Universidade e tem contribuído para o aprimoramento da formação profissional dos estudantes dos cursos de saúde UFBA. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Através do levantamento, acompanhamento e apoio ao desenvolvimento de práticas em saúde direcionadas ao perfil da população do território, em colaboração com as equipes da Estratégia da Saúde da Família e Núcleo de Apoio á Saúde da Família (ESF/NASF), foram realizadas ações como: participação nas reuniões de equipes ESF/NASF para levantamento de necessidades da população do território; acompanhamento contínuo do Grupo de Práticas Corporais; acompanhamento de outros grupos pré-existentes da Unidade de Saúde da Família (USF), como o Grupo Amanhã sem dor, o Grupo de relaxamento e o Grupo de gestantes; participação e apoio de ações estratégicas da USF Garcia, ao exemplo do Programa Saúde na Escola e ações propostas pela comunidade, como o evento social Faz Mais Garcia. IMPACTOS: Todos os grupos acompanhados e atividades realizadas trouxeram experiências novas e aproximaram os estudantes do campo da Saúde Coletiva e de seus pressupostos, permitindo a interação com as reais necessidades e problemas da população. Essas experiências proporcionaram uma reflexão sobre a importância das ações de prevenção, promoção, qualidade de vida e saúde sob seu conceito ampliado, o que representa uma formação em saúde para a atenção integral no SUS. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A participação na extensão foi marcada pela ampliação do olhar, motivação e interesse dos estudantes na superação dos limites acadêmicos e técnicos das práticas de saúde, superando o modelo prioritariamente técnico-assistencial. Reconhece-se também que há muito a ser consolidado e construído, tanto na estruturação de novas parcerias, intra e intersetoriais, como na institucionalização, compartilhamento e publicitação das experiências. Assim, avança-se tanto na ampliação da relevância técnico-científica da Universidade, como na formação de profissionais mais solidários e engajados na transformação social da realidade de desigualdades do Brasil.