VIVÊNCIAS EM SAÚDE: A IMPORTÂNCIA DE EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS NO INÍCIO DA GRADUAÇÃO

Autores

  • Adriana dos Santos Pereira UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE
  • Auxiliadora Renê de Melo Amaral UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE
  • José Eduardo de Lima Leal Alves Monteiro UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE
  • Maria Eduarda Leal do Nascimento Cruz UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE
  • Sara Rúbia de Souza Franco UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE

Resumo

INTRODUÇÃO: Segundo a Proposta de Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Fisioterapia, o profissional fisioterapeuta deve desempenhar algumas habilidades como a capacidade de inserção nos diversos níveis de atenção á saúde; desenvolver programas de promoção, prevenção, proteção e reabilitação da saúde e atuar de forma interdisciplinar e multiprofissional com as demais instâncias da saúde. Pensando nisso, o colegiado de Fisioterapia da Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina implementou as disciplinas de Vivências em Saúde I, II e III, com o objetivo de promover, aos alunos, experiências no meio profissional desde o primeiro período da graduação, contribuindo para o desenvolvimento de tais competências, tão importantes para sua vida profissional. Estas disciplinas promovem ao discente, por meio da interdisciplinaridade dos componentes do ciclo básico, o conhecimento do funcionamento do SUS, assim como sua vivência prática e, também, o desenvolvimento de habilidades que permitem a identificação dos eventos mais relevantes da saúde e sua relação com os índices de mortalidade e morbidade da região. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Na disciplina de Vivências em Saúde I, ofertada aos discentes do primeiro período, os alunos visitaram os diversos cenários de práticas dos níveis de atenção da saúde e observaram a rotina das equipes multiprofissionais, colocando o aluno em contato precoce com sua futura área de atuação. Em Vivências em Saúde II, os discentes tiveram a oportunidade de visitar a VIII Gerência Regional de Saúde e setores subordinados para ter uma noção sobre as principais doenças que acometem a população da região para, com esses conhecimentos, elaborar projetos de intervenção que alertem a comunidade sobre essas enfermidades, promovendo saúde através da informação. Por fim, em Vivências em Saúde III, os discentes aplicaram os projetos, buscando maneiras didáticas e lúdicas de oferecer á população informações acerca da prevenção da doença e da promoção de saúde, pondo em prática os conhecimentos até então aprendidos. IMPACTOS: Essa estratégia facilitou o processo de aprendizado dos estudantes, tornando-os mais questionadores e compromissados com as políticas públicas de saúde e com a conduta profissional que deve ser adotada nos diferentes tipos de atenção. Diante destas experiências, pode-se afirmar que as disciplinas de Vivência I, II e III permitem aos discentes uma base de conhecimentos que os auxiliará em toda a sua vida acadêmica bem como sua vida profissional. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Essas disciplinas possibilitaram uma nova relação de ensino-aprendizado, através da troca de conhecimento, na qual professores trouxeram suas experiências, enquanto profissionais atuantes na área da saúde, e alunos adicionaram seus saberes prévios enquanto cidadãos, criando assim um conhecimento que não se apresenta fixo ou imutável, tendo em vista que este surge a partir da contínua construção e desconstrução de verdades.