PROJETO APLICATIVO POSSIBILITANDO EXPERIÊNCIAS DA FISIOTERAPIA NA GESTÃO NOS DIVERSOS SERVIÇOS DE SAÚDE

Autores

  • Rachel Cavalcanti Fonseca CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Maria Letícia de Melo Lima CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Maria Luíza da Silva Simões CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Jonathas Rafael Gonçalves Luna Freire da Silva CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • José Luiz Pessoa de Moura CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Ianka Maria Bezerra Cunha CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Caína Marinho Patriota CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Viviane Maria Patrício de Lucena Oliveira CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ

Resumo

INTRODUÇÃO: O desenvolvimento de projetos integradores no âmbito dos cursos do UNIPÊ tem como finalidade de promover aprendizagem de forma interdisciplinar, ampliando a capacidade do aluno para relacionar, selecionar, organizar, priorizar, analisar e sintetizar temas e abordagens relevantes á sua formação. No sétimo período, a temática integradora é denominada gestão e planejamento aplicativo nos três níveis de atenção em Saúde. Neste período, o projeto integrador foi construído por meio das experiências vivenciadas pelos alunos durante as visitas técnicas aos serviços de saúde nos três níveis de Atenção em Saúde, envolvendo a rede de saúde do município de Cabedelo- PB. O projeto Aplicativo busca o desenvolvimento de capacidades para intervenção e transformação da realidade, gerando projetos reais (projetos aplicativos ou PA), os quais buscam serem: potentes, viáveis e factíveis. O instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês tem utilizado nas suas práticas educacionais a fim de permitir a integração entre a teoria e a prática e entre o mundo do trabalho e da aprendizagem. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Neste semestre, o projeto integrador inseriu o projeto aplicativo associado ao plano de ação estratégico, possibilitando aos alunos, além das visitas técnicas e análise dos problemas encontrados, a capacidade de intervirem no problema por meio de estratégias viáveis e com a participação de toda a equipe de profissionais que atuam no serviço de saúde analisado. As etapas percorridas compreenderam: autorização do gestor para a realização da pesquisa; visita ao local e diálogo com os profissionais; aplicação do instrumento; análise dos problemas de cada serviço através de um roteiro de entrevista semi-estruturado; reunião com a equipe e docentes responsáveis pela atividade; seleção do problema a ser solucionado; construção do caminho metodológico para aplicar o projeto no local; intervenção do projeto aplicativo junto aos profissionais de saúde; reflexão da intervenção entre alunos de cada equipe e seus docentes responsáveis. IMPACTOS: Durante toda a construção do projeto integrador através da inserção da aplicabilidade, observou-se uma maior participação dos discentes e docentes no envolvimento da atividade proposta, bem como, interação e motivação dos profissionais de saúde e gestores dos serviços avaliados. Outro aspecto percebido foi á presença da liderança e trabalho em equipe entre os atores envolvidos nesta construção. CONSIDERAÇÕES FINAIS: No sentido de ampliar o potencial de produção de mudanças, é fundamental que as propostas de intervenção atendam requisitos de viabilidade em sua concretização. Para tanto, o projeto aplicativo contribuiu para o desenvolvimento do pensamento estratégico, para uma análise qualificada dos contextos que envolveram as práticas de saúde e, em especial, o processo de trabalho e gestão em saúde.