FISIOTERAPIA PREVENTIVA NA SAÚDE ESCOLAR

Autores

  • Reíza Stéfany de Araújo e Lima FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU
  • Nuno Ricardo Tiene Lima Moreira FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU

Resumo

INTRODUÇÃO: A fase escolar é uma época decisiva na construção de hábitos saudáveis, em que a importância dada ao desenvolvimento integral do indivíduo, deve ser considerada de forma multidisciplinar, para possibilitar o desenvolvimento de potencialidades físicas, psíquicas, cognitivas e sociais, integradas ao contexto familiar, comunitário e cultural, ao qual o aluno está inserido (PNSE, 2006). O Programa de Saúde na Escola tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino (BRASIL, 2011). DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: As atividades ocorreram em duas escolas e uma creche da rede pública de João Pessoa, com estagiários de Fisioterapia do quinto período da Faculdade Maurício de Nassau, ocorrendo uma vez por semana em cada instituição, no período de 07 de abril a 30 de maio de 2014. Foram desenvolvidas palestras, com os temas: inclusão social, doenças sexualmente transmissíveis, métodos contraceptivos, tabagismo, alcoolismo, malefícios das drogas, sedentarismo/importância da atividade física, alterações posturais, postura correta nas atividades domésticas, osteoporose, hipertensão, alimentação saudável e higiene pessoal. Do mesmo modo foram realizadas ações com as demais profissões da área de saúde tais como: Enfermagem, Nutrição e Odontologia. Juntamente com a Enfermagem realizaram-se avaliações de Índice de Massa Corporal e teste de acuidade visual; enquanto que com as Nutricionistas abordou-se o tema sobre alimentação saudável; e com as Dentistas, a higiene bucal e disfunções temporomandibulares. IMPACTOS: Os estagiários puderam vivenciar a prática do Programa de Saúde na Escola, entendendo a importância da multidisciplinaridade por meio de ações desenvolvidas com outros profissionais de saúde, ampliando a visão de como o fisioterapeuta pode atuar com atividades educativas em escolas e creches, abordando desde temas específicos da área até temas gerais relacionados à saúde, possibilitando a compreensão do contexto escolar no qual os alunos estão inseridos e as temáticas necessárias para contribuir para a formação integral dos estudantes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os Fisioterapeutas são profissionais habilitados para trabalhar ações de saúde dentro do ambiente escolar, sabendo-se que existe uma vastidão de temas a serem abordados com foco na saúde da criança e do adolescente, e o PSE proporciona um excelente espaço para esse campo de atuação da Fisioterapia, uma vez que articula a educação com a saúde, por meio de ações de prevenção, promoção, recuperação e manutenção da saúde individual e coletiva.