CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DE CONHECIMENTOS DA DOENÇA PARA PACIENTES COM CÂNCER.

Autores

  • Moacir Pereira Junior Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis
  • Magnus Benetti

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v5n10.p87

Palavras-chave:

Câncer, Questionário, Instrumento, Conhecimento, Paciente

Resumo

Introdução: Os instrumentos de avaliação são utilizados em programas educativos na área da saúde, pois possibilitam mensurar os efeitos do processo de ensino e aprendizagem e é uma forma de conhecer as necessidades dos indivíduos e as condições para a implementação de um processo educativo. Existem evidências que muitos pacientes não têm conhecimento prévio sobre o câncer, porém eles relatam que tem preocupação em cuidar do seu estado de saúde geral. Dessa forma, necessita-se construir um instrumento direcionado a pacientes com câncer, para a avaliação do conhecimento sobre sua própria doença. Objetivos: Construir e validar o instrumento "Questionário de conhecimentos da doença para pacientes com câncer – CÂNCER-Q" Método: O instrumento foi construído com base em uma revisão da literatura específica da área do câncer para apresentação dos itens a uma equipe multidisciplinar da área da saúde, sendo cinco médicos, quatro fisioterapeutas, quatro educadores físicos, dois psicólogos, um farmacêutico e um nutricionista, totalizando 17 profissionais, que fizeram a validade de conteúdo do instrumento. Em seguida gerou-se a versão piloto e após as análises, o instrumento foi aplicado para avaliar o nível de conhecimento sobre a doença em 71 pacientes com câncer do Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), sendo 47 mulheres e 24, todos com diagnóstico clínico de Câncer com tempo médio de diagnóstico de 29 meses com média de idade de 51 anos. A reprodutibilidade foi obtida por meio do coeficiente de correlação intraclasse do método de teste e reteste para analisar a confiabilidade e estabilidade do instrumento, tomando por base o valor maior que 0,8; a consistência interna foi verificada pela alfa de Cronbach. Resultados: A versão final do instrumento obteve 14 questões e apresentou um índice de clareza de 8,63±0,75 obtido pela média das notas dos especialistas sobre cada questão. O valor do Coeficiente de Correlação Intraclasse foi de 0,858 e do alfa de Cronbach, 0,611. Quanto à aplicação do questionário de conhecimento, o instrumento revelou um escore total de 35,66±4,9, com mediana de 37. Foi observada a prevalência da classificação do tipo “bom conhecimento”. Os escores finais foram comparados com as características dos pacientes e concluiu-se que baixa escolaridade e baixa renda estão associadas a baixos escores de conhecimento. A análise fatorial explaratória revelou a existência de cinco fatores que atendendo ao princípio de equilíbrio das regras de construção dos itens, responderam por 62,7% da variância total dos itens.. Conclusão: O instrumento possui índice de clareza satisfatório e de validade adequado, todos de acordo com os procedimentos de construção e validação de instrumento de pesquisa. Esse instrumento é cientificamente apropriado para avaliar o conhecimento sobre sua própria doença em pacientes com câncer.

Biografia do Autor

Moacir Pereira Junior, Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Especialista em Fisiologia do Exercício, Especialista em Nutrição Esportiva, Especialista em Treinamento Desportivo, Especialista em Educação a Distância: Gestão e Tutoria e graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Aluno especial de Doutorado do Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano da UDESC. Experiência na área de Educação Física e Saúde, com ênfase em Fisiologia, Nutrição e Treinamento Esportivo. Atualmente é professor convidado nos cursos de Pós Graduação pelo Centro Sul Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós Graduação (CENSUPEG); professor Adjunto do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis (IESGF) nos cursos de Educação Física, Fisioterapia e Nutrição e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Educação Física do IESGF; Conteudista de Educação A Distãncia (EAD) pela empresa FabriCO Educare. Oficial de Arbitragem da Confederação Brasileira de Basquetebol e da Federação Catarinense de Basquetebol. Além disso, é criador de conteúdo online, com canal verificado em youtube.com/c/MoacirPereiraJunior.

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Publicado

19-11-2019