GRUPOS NO AMBIENTE AMBULATORIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Daiana Picoloto UNIVERSIDADE FEEVALE
  • Luciane Dalcanale Moussalle UNIVERSIDADE FEEVALE

Resumo

INTRODUÇÃO: A atuação do fisioterapeuta na condução de grupos vem crescendo, especialmente com a inclusão do mesmo na atenção básica. Mas também destaca-se a importância dessa abordagem no ambiente ambulatorial. As intervenções em saúde coletiva têm o objetivo de desenvolver uma consciência crítica por parte dos usuários, para que estes se tornem sujeitos de suas próprias transformações. Atualmente, existem grupos coordenados por fisioterapeutas que desenvolvem atividades educativas associadas às atividades físicas com o propósito de promoção da saúde, baseada na troca de saberes, favorecendo a compreensão dessa relação no processo saúde/doença e o intercâmbio entre o saber científico e popular. O Objetivo desse trabalho é descrever a experiência de implantação de grupos no ambiente ambulatorial de uma clínica escola de fisioterapia do Vale do Sinos. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Trata-se de um relato de experiência, que ocorreu na clínica escola de fisioterapia no primeiro semestre de 2014. As atividades eram conduzidas por uma dupla de estagiários do nono semestre, acompanhada do supervisor, envolvendo atividades de cinesioterapia e educação em saúde. As temáticas dos grupos surgiram pelo número de pacientes da clinica com esse perfil (patologia e cronicidade), identificadas a partir de discussões entre estagiários e supervisores. IMPACTOS: Durante o semestre foi implantado grupos na clínica escola para assistência a pacientes que recebiam atendimentos. No primeiro momento foi criado dois ?Grupos de coluna?, e na sequencia um de fibromialgia. Nesses três grupos permaneceram aproximadamente 22 pacientes, com baixa rotatividade e alto grau de satisfação, a partir dos relatos dos mesmos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A experiência foi bem positiva. Para sucesso das atividades deve se considerar que a abordagem em grupo é diferente da individual. Em uma análise do semestre, considera-se a perspectiva de novos grupos. E ainda com uma proposta de ação interdisciplinar, que no semestre atual foi muito incipiente.