O CUIDAR E O CUIDAR-SE: EMPODERAMENTO DE CUIDADORES DE IDOSOS EM SITUAÇÃO DE FRAGILIDADE

Autores

  • Vanessa de Souza Alexandre UFRN
  • Risonety Maria dos Santos UFRN
  • Jéssica Bezerra Diniz UFRN
  • Fernanda Diniz de Sá UFRN
  • Leonildo Santos do Nascimento UFRN

Resumo

INTRODUÇÃO: O número de idosos vem apresentando consideráveis aumentos em todas as populações do mundo. Muitos desses apresentam afecções, patológicas ou não, que os colocam em condições de fragilidade e necessários de cuidados específicos. Neste contexto, surgiu a proposta de promover uma reorientação das ações que envolvem o cuidado domiciliar de idosos em situação de fragilidade, através do envolvimento da comunidade com a universidade e os serviços de saúde, de modo a ampliar o conhecimento e a iniciativa da responsabilidade social dos participantes sobre a vulnerabilidade promovida pelo processo de envelhecimento. O projeto busca a participação dos idosos, familiares/cuidadores e profissionais da saúde para a realização do autocuidado e dos cuidados domiciliares naqueles que se enquadrava em condição de fragilidade no âmbito dos territórios da atenção primária em saúde do município de Santa Cruz - RN. Este relato tem o objetivo de descrever a experiência vivenciada, partindo do pressuposto que a partir da conscientização para autogerenciamento e reorientação dos cuidados com o paciente fragilizado, os próprios idosos e familiares estarão aptos para assumir novos hábitos e condutas, favorecendo assim, uma transformação no comportamento e no processo de cuidado. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: As ações foram desenvolvidas junto a idosos cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde do município que apresentavam total dependência para a realização de suas Atividades de Vida Diária. A partir da indicação por parte da equipe de saúde, foram realizadas visitas periódicas ao domicilio dos mesmos. Pretendia-se com isso, ao analisarmos o ambiente e as condições psicológicas, sociais e culturais que o idoso se encontrava, fornecer orientações relevantes em cada caso, bem como se estabelecer um contato direto com o idoso e seus familiares, possibilitando esclarecimentos acerca do envelhecimento e suas implicações a quem o vivencia. A atuação era pautada na promoção em saúde, usando métodos educativos de fácil compreensão, como conversas e demonstrações, na busca de melhorias para as famílias/cuidadores, através da facilitação do manejo e cuidados com esses idosos. IMPACTOS: Constatou-se a grande valia tanto para os docentes, discentes e profissionais de saúde envolvidos, bem como para os idosos acometidos com a fragilidade e seus cuidadores em geral, pois foi perceptível o acolhimento dos cuidadores e dos indivíduos cuidados, através da atenção demonstrada às informações ofertadas, bem como da adoção de tais orientações no cotidiano, de acordo com as suas possibilidades. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Além disto, possibilitou uma melhora na qualidade de vida dos idosos e de seus cuidadores, já que os mesmos foram informados quanto à prevenção de agravos secundários que as síndromes da fragilidade e/ou imobilismo podem causar como também orientações aos cuidadores de como se portar de diante de situações que envolvessem postura e movimentação, evidenciando a atuação da fisioterapia na atenção básica.