PROPOSTA DE UM PROGRAMA EDUCACIONAL E DE REABILITAÇÃO EM UM GRUPO DE IDOSOS COM DOR LOMBAR

Autores

  • Daniele Sirineu Pereira UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS
  • Isabella de Paula Ribeiro Argôlo UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS
  • Aline Oliveira Almeida UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS
  • Alessandra Moreira de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS
  • Edilene Cristina de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS
  • Samara de Souza Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS
  • Danielle Rosa Xavier UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS
  • Silvia Lanziotti Azevedo da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS

Resumo

INTRODUÇÃO: Com o aumento da expectativa de vida, as doenças crônico-degenerativas e suas complicações tornam-se mais frequentes, sendo muitas vezes acompanhadas pela presença de dor. Essa realidade aponta para uma complexidade crescente nas alternativas de atenção às necessidades do idoso por levar à incapacidade e dependência. A dor lombar (DL) é uma queixa comum entre os idosos, tendo impacto relevante na capacidade funcional. Assim, a realização de programas educacionais e de reabilitação visando à melhora e prevenção do declínio funcional causado por esta condição de saúde podem ser uma alternativa para a abordagem desses indivíduos. Com o objetivo de aumentar a abrangência e resolutividade do atendimento aos idosos no setor de Fisioterapia em Gerontologia da Clínica Escola foi proposto um programa educacional e de reabilitação para idosos com queixa de dor lombar. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O programa foi elaborado com o objetivo de promover a educação e conscientização sobre a condição de saúde e o aprendizado de exercícios relacionados a estabilização lombo pélvica para melhora e controle da DL crônica. O grupo foi constituído por 10 idosos (73; 4,8 anos) com diagnóstico clínico de dor lombar, encaminhados para atendimento fisioterapêutico, na atenção secundária. Os participantes foram submetidos a uma avaliação inicial para caraterização do perfil funcional, impacto da DL e identificação de necessidades específicas do grupo. O programa de intervenção incluiu sessões de exercícios de alongamento e fortalecimento muscular, realização de palestras com explicações sobre a doença, orientações sobre medidas analgésicas e hábitos posturais. Os idosos foram orientados e estimulados a realizarem exercícios domiciliares e sempre lembrados da importância da manutenção do tratamento. As sessões foram realizadas duas vezes por semana, com duração de 50 minutos, sendo que o programa contou com duração de 20 sessões, incluindo as reuniões com abordagem educativa. IMPACTOS: A partir da participação no programa, resultados positivos foram detectados, como a redução da intensidade da dor lombar, avaliada pela escala visual analógica, melhora na execução de atividades de rotina, melhor percepção de equilíbrio e da saúde, avaliada pelo auto relato, e incorporação de mudanças de hábitos posturais no dia a dia. Ao final do programa os idosos são encaminhados para grupos de atividades física, realizados no contexto da atenção básica, de modo a manterem-se fisicamente ativos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O programa educacional e de reabilitação em grupo, acompanhado duas vezes por semana por um fisioterapeuta, mostrou-se uma intervenção simples e eficaz na assistência de idosos com DL crônica. Esta seria uma possibilidade para melhor controle de uma doença crônica pela participação proativa do paciente aos cuidados à sua saúde. Essa abordagem também constituiu uma alternativa para reduzir as listas de espera por atendimento, além de estimular a socialização entre os idosos.