AVALIAÇÃO DE EXTENSIONISTAS DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Ana Larissa Costa de Oliveira Faculdade Estácio de Alagoas - ESTÁCIO/FAL
  • Camila Da Paz Santos Faculdade Estácio de Alagoas - ESTÁCIO/FAL
  • Flávia Accioly Canuto Wanderley Faculdade Estácio de Alagoas - ESTÁCIO/FAL
  • Vanessa Lobo de Carvalho Faculdade Estácio de Alagoas - ESTÁCIO/FAL

Resumo

INTRODUÇÃO: Com a busca da construção permanente do tripé indissociável entre extensão, ensino e pesquisa, somando-se a necessidade da interdisciplinaridade, a extensão universitária tem se consolidado como espaço de aprendizagem, necessário para a atuação profissional. Assim, encoraja-se o desenvolvimento de ações extensionistas de caráter interdisciplinar para fortalecer a formação integral. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O projeto de extensão Saúde Integral do Idoso foi realizado no primeiro semestre de 2013 com a participação de quatro docentes responsáveis da área de Fisioterapia, Enfermagem e Educação Física, doze extensionistas distribuídos nos cursos descritos, exceto educação física pois não houveram inscritos. No desenvolvimento do projeto foram realizados: sete encontros para desenvolvimento interdisciplinar e nivelamento teórico, pois havia extensionistas do 5º ao 10º período e sete encontros para desenvolvimento da integralidade da assistência ao idoso em diversos cenários de aprendizagem: Centros religiosos, Centro de Referência de Assistência Social, Organizações não - governamentais, Instituições de longa permanência para Idosos e Comunidades vulneráveis socioeconomicamente. Os discentes responderam um questionário de avaliação com os itens: didática, percepção sobre a saúde do idoso antes e depois da vivência no projeto e análise crítica dos pontos fortes e fracos do projeto. Todos entregaram de forma não identificada, para preservação do anonimato. IMPACTOS: Os extensionistas relataram dificuldades iniciais nas atividades interdisciplinares por não terem práticas interdisciplinares na formação; ganhos teóricos e práticos quanto ao trabalho em equipe; mudanças na percepção do envelhecimento e no cuidado integral; crescimento profissional e pessoal; satisfação ao desenvolver a atividade após a sua melhor compreensão teórica e ao desenvolvimento prático destas ao detectar a troca de saberes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A extensão interdisciplinar apresentou um fortalecimento da prática interdisciplinar e integral segundo a avaliação dos extensionistas. Fato que impulsiona a mudança da formação com a necessidade da inserção curricular da interdisciplinaridade.