VIVÊNCIA DOS DISCENTES NO ESTÁGIO CURRICULAR INTEGRADO NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DA REGIÃO SUDESTE

Autores

  • Andréa Serra Graniço CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS - UNIFESO
  • Ana Carolina Gomes Martins CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS - UNIFESO
  • Gisele de Araújo Padilha Cavalcanti de Albuquerque CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS - UNIFESO
  • Vinícius Baltar de Araújo CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS - UNIFESO
  • Alaine Paula Lopes da Silva CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS - UNIFESO
  • Giselle Machado Portela Demani CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS - UNIFESO
  • Sarah Barbosa da Cruz CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS - UNIFESO
  • Natália da Silva Ribeiro CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS - UNIFESO

Resumo

Introdução: Segundo nosso Código de Ética e Deontologia, o fisioterapeuta presta assistência ao ser humano, tanto no plano individual quanto coletivo, participando da promoção da saúde, prevenção de agravos, tratamento e recuperação da saúde e cuidados paliativos, sempre tendo em vista a qualidade de vida, sem discriminação de qualquer forma ou pretexto".Para isso, torna-se imprescindível, a inserção dos discentes em cenários de prática que propiciem o planejamento e execução de ações de promoção de saúde e prevenção de doenças Descrição: No último ano do curso, os discentes realizam o estágio curricular na Estratégia de Saúde da Família (ESF). Como atividade, desenvolveram encontros com grupos de hiperdia, puericultura e gestantes; além dos atendimentos domiciliares, que representam um grande desafio, já que é necessário adaptar todas as abordagens ao contexto socioeconômico e cognitivo da população atendida.Durante uma discussão sobre a importância do brincar para o desenvolvimento cognitivo, motor e para o convívio social de crianças, surgiu a ideia de promover uma ação para promoção da saúde física e mental de crianças e adolescentes. Como instrumento de trabalho, foi utilizada a psicomotricidade e algumas brincadeiras em grupo que promovem uma boa interação entre as crianças. As ações tiveram uma grande adesão da comunidade e da equipe. Impactos: Segundo relato dos discentes, sempre fomos bem recepcionados nas casas, a comunidade vê nosso trabalho com muito carinho e valoriza bastante nossas ações. Essa valorização nos motiva a continuar o trabalho que vem sendo desenvolvido, e embora tenhamos dificuldades e desafios, as ações realizadas contribuíram para nossa formação e promoção de saúde da comunidade". "A vivência e experiência pessoal teve um valor imensurável. Jamais esperava que seria tão rico esse contato com a comunidade. Me fez ter um olhar mais cuidadoso".Sobre as ações desenvolvidas: "As ações realizadas pela fisioterapia na ESF, possuem importante relevância para a saúde coletiva, pois contribuem para a reflexão, o entendimento e o aprendizado da população sobre seu estado de saúde, cuidados, tratamentos e medidas preventivas. É muito importante também para que os profissionais de saúde interajam mais com a comunidade"." Considerações: A inserção do fisioterapeuta e dos discentes na ESF é muito importante e produtiva. A utilização da psicomotricidade como ferramenta de atuação do fisioterapeuta na promoção e saúde biopsicossocial foi muito eficaz, prazerosa e motivadora. Além de ser uma abordagem diferente na promoção da saúde da criança e do adolescente.