ALÉM DOS PORTÕES: INTERDISCIPLINARIDADE E PRÁTICA ASSISTIDA NO ENSINO DA FISIOTERAPIA

Autores

  • Suelen Marçal Nogueira FACULDADE EVANGÉLICA DE CERES
  • Renata Sousa Nunes FACULDADE EVANGÉLICA DE CERES
  • Jordana de Faria Arantes FACULDADE EVANGÉLICA DE CERES
  • Kellen Rosa da Cruz FACULDADE EVANGÉLICA DE CERES
  • Ana Cristina Gomes Marques de Faria FACULDADE EVANGÉLICA DE CERES
  • Anamaria Donato de Castro Petito FACULDADE EVANGÉLICA DE CERES

Resumo

Introdução: A prática pedagógica interdisciplinar permite a articulação entre saberes e conteúdos, e faz uma interface para o desenvolvimento integrado do conhecimento e formação holística. A formação acadêmica na atualidade exige a participação ativa do aluno, a reflexão sobre a realidade e o compromisso com as melhorias sociais. A prática assistida possibilita o contato do discente com o mundo, no contexto dinâmico e mutável da realidade. Principalmente no âmbito da saúde pública, o ensino da Fisioterapia deve instituir análise e discussão de problemas sociais, busca de respostas, fundamentadas no conhecimento, refletido, praticado e ressignificado em sínteses sucessivas. Descrição: A ação interdisciplinar denominada Além dos Portões" realizada pelos acadêmicos do curso de Fisioterapia da Faculdade Evangélica de Ceres integrou as disciplinas Métodos de Avaliação Fisioterapêutica e Cinesioterapia. Os acadêmicos realizaram a prática assistida da anamnese e exame físico em idosos institucionalizados do Lar São Vicente de Paula no município de Ceres-Go, em visitas semanais assistidas por docentes. Elaboraram diagnóstico cinético-funcional, traçaram condutas de cinesioterapia e apresentaram os casos clínicos." Impactos: O projeto alcançou a comunidade, contribuiu para a socialização e responsabilidade acadêmica quanto ao conhecimento das disciplinas envolvidas; e a detecção da vulnerabilidade dos idosos em instituições de longa permanência. Gerou o pensamento humanista aos discentes e proporcionou autonomia e melhora da qualidade de vida dos idosos. Considerações: a vivência da prática acadêmica no ensino da fisioterapia permite não somente o aprofundamento do conhecimento, mas, igualmente, a diminuição da fragmentação do saber. A ação comunitária e o contato com a realidade social local, favorece a compreensão crítica desta realidade e a construção de propostas de mudanças sociais.