DIRETRIZES DO NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLA: UMA PROPOSTA EDUCATIVA EM SAÚDE

Autores

  • Luana Padilha da Rocha PCR
  • Washington José dos Santos PCR
  • Raphaela Di Cavalcanti Sales PCR
  • Estela Maria Leite Meirelles Monteiro PCR

Resumo

INTRODUÇÃO: O conhecimento do Sistema Único de Saúde necessita ser ampliado, discutido e compreendido, através da construção teórica e metodológica de atividades educativas que partam do mundo das práticas e problematizem o fazer cotidiano, colocando os trabalhadores como atores reflexivos e construtores de conhecimento, pela valorização do seu processo de trabalho e elaboração de novas possibilidades de intervenção. Diante desse contexto, foi desenvolvida uma proposta educativa com o objetivo de acolher os profissionais convocados em Concurso Público para trabalharem nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Cidade do Recife e discutir suas diretrizes de trabalho. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A atividade iniciou com a discussão sobre clínica ampliada no grande grupo e em subgrupos por categoria profissional, seguindo-se pelas possibilidades de intervenção do NASF a partir de casos e situações cotidianas que acontecem no território. Posteriormente, ocorreu uma exposição dialogada sobre as diretrizes do NASF, abarcando apoio matricial e seus suportes assistencial e técnico-pedagógico; Projeto Terapêutico Singular; e diferenças entre atendimento ambulatorial e atribuições dos profissionais do NASF, ligando a teoria ao que foi discutido em grupo. Por fim, houve uma avaliação da proposta educativa. IMPACTOS: Pela observação da atividade educativa, percebeu-se que o facilitador utilizou a concepção pedagógica freireana e propôs uma tecnologia educativa leve, pautada no diálogo, a partir de questionamentos e conhecimentos prévios dos participantes sobre o tema, promovendo o aprendizado a partir das relações e da problematização das práticas dos trabalhadores e da realidade dos serviços de saúde. O contato dos profissionais com o relato do cotidiano de trabalho e das experiências uns dos outros, incentivou o pensamento crítico sobre a forma como os serviços de saúde estão organizados, particularmente o NASF, bem como sobre necessidades que surgem para atender às demandas na Atenção Básica, a saber: formação dos profissionais, organização da rede de atenção à saúde, estabelecimento de fluxos de trabalho com as equipes de saúde da família, outros serviços da rede e outros setores. Nesse sentido, observou-se que a constante reflexão da temática gerou outras inquietações nos participantes, os quais afirmavam que as discussões, principalmente acerca do processo de trabalho do NASF e das dificuldades encontradas, não poderiam se esgotar naquele momento, tornando necessários outros momentos de discussão coletiva. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A observação da atividade educativa evidenciou uma proposta de educação permanente em saúde contrária aos modelos tradicionais, os quais promovem a formação profissional através de capacitações, que utilizam-se da transmissão de conhecimentos técnicos e mecanizados, desconectadas da realidade dos trabalhadores em seus serviços. Percebeu-se ainda o reconhecimento dos participantes de que o desenvolvimento de atividades educativas à luz da reflexão das experiências individuais e coletivas possibilita a construção do conhecimento que se perpetua por se fazer presente no contexto de vida e no cotidiano das pessoas. Cabe salientar que a educação permanente em saúde não tem objetivos finitos e, portanto, o exercício de inquietação e busca de construção de novos fazeres a partir das práticas torna-se fundamental para se alcançar a resolutividade das demandas encontradas no dia-a-dia das atividades profissionais.