VISITA TÉCNICA NA FORMAÇÃO SUPERIOR EM SAÚDE: POTENCIAIS DE UMA PRÁTICA SEMPRE PRODUTIVA E ATUAL

Autores

  • José Roberto Gonçalves de Abreu FACULDADE VALE DO CRICARÉ - FVC - SÃO MATEUS
  • Marcus Vinnycius de Jesus FACULDADE VALE DO CRICARÉ - FVC - SÃO MATEUS
  • Odirley Rigoti FACULDADE VALE DO CRICARÉ - FVC - SÃO MATEUS
  • Juliana Martins Cassani FACULDADE VALE DO CRICARÉ - FVC - SÃO MATEUS
  • Lusiana Correia Gonçalves de Abreu FACULDADE VALE DO CRICARÉ - FVC - SÃO MATEUS
  • Tainá Ferreira Coelho Souza FACULDADE VALE DO CRICARÉ - FVC - SÃO MATEUS
  • Raquel Simões Ribeiro FACULDADE VALE DO CRICARÉ - FVC - SÃO MATEUS
  • Thaynná Geraldino dos Santos Pires FACULDADE VALE DO CRICARÉ - FVC - SÃO MATEUS

Resumo

Introdução: Este trabalho traz o relato da visita guiada dos alunos dos Cursos de Fisioterapia, Educação Física e Enfermagem da Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus-ES, ao Museu Ciências da Vida, da Universidade Federal do Espírito Santo (MVC/UFES), no campus de Goiabeiras, Vitória-ES. Realizada no dia 22 de junho de 2018, a visita foi lideradas pelas disciplinas de Bases Morfo-funcionais do Sistemas I e Seminário Articulador de conhecimentos I - SAC I. Contou com dois professores, uma monitora e 45 acadêmicos que visitaram o museu e se beneficiaram das possibilidades de uma atividade inédita para todos(as). As visitas técnicas em saúde possibilitam "[...] o desenvolvimento de um conjunto determinado de aprendizagens e a aproximação entre teoria e prática". (BADARÓ et al., 2016, p. 3). Descrição: O MVC/UFES apresenta-se como um espaço de difusão e popularização do conhecimento científico relativo à vida e ao corpo humano. Voltado a todos os públicos, foi acessível e flexível no agendamento. Na concretização da visita, possibilitamos uma rica oportunidade aos acadêmicos da Faculdade Vale do Cricaré, na medida em que, estando distantes 220 km da capital, tornam-se oportunas viagens de estudo, atividades de campo que possibilitem/proporcionem vivências de práticas inovadoras, criativas e estimulantes aos que ingressam no campo da saúde. Nesse sentido, corroboramos com Badaró et al (2016, p. 4, ao afirmar que "[...] o processo ensino-aprendizagem pode ter sua significação ampliada por meio do encontro de novos elementos de análise, avaliação e criação". Os alunos saíram de São Mateus às 09h00, participaram da visita ente as 15h30 e 17h30. Impactos: As possibilidades de aprendizagem, ricas e diversas, justificaram o investimento. Poder visualizar técnicas de conservação de peças como a plastinação de todos os sistemas, tanto da citologia, histologia e macroanatomia, constitui uma oportunidade que será repetida com turmas posteriores. Um dos pontos não pensados, mas que foram verificados nos relatórios construídos por alunos e professores foi a possibilidade de abordagem multidisciplinar sobre um mesmo objeto. Diferentes olhares acerca de embriologia, anatomia comparada e evolução humana a partir de diferentes prismas de um mesmo objeto: o corpo humano. Considerações: A visita nos permitiu ver os potenciais de uma visita técnica já amplamente descrita na literatura, bem como em experiências anteriores na docência superior. Possibilitou ainda uma ampliação do saber, a partir da diversificação dos cenários de aprendizagem e dos sujeitos que ensinam e aprendem, na medida em que o fascínio era geral e fortalece a máxima do filósofo oriental Confúcio que afirma que "Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina".