MONITORIA ACADÊMICA NA DISCIPLINA ANATOMIA HUMANA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Francisco José Carvalho Instituto Superior de Teologia Aplicada - INTA
  • Danielle Gonçalves Fernandes Vieira Barbieri Instituto Superior de Teologia Aplicada - INTA
  • Leandro Gomes Barbieri Instituto Superior de Teologia Aplicada - INTA

Resumo

INTRODUÇÃO: A monitoria em Anatomia Humana é uma atividade complementar que proporciona aos acadêmicos uma experiência singular de aspectos educacionais. A experiência de trabalhar em uma monitoria acadêmica é uma prática que o acadêmico pode acabar por desenvolver habilidades associadas à docência, como também penetrar mais seus conhecimentos em uma área especifica e assim colaborar na metodologia ensino-aprendizagem dos acadêmicos monitorados.Objetivou-se relatar a experiência vivenciada na monitoria acadêmica da disciplina de anatomia humana no curso de Nutrição das Faculdade INTA. A realização de atividades na monitoria devem ser previamente elaboradas juntamente com o professor orientador da disciplina. O monitor deve a ser o elo entre o professor e os alunos, sempre preparado para favorecer o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem dos alunos. Posto que a atividade de monitoria seja uma prática cada vez mais substancial e presente no âmbito acadêmico, cuja potencialidade deve ser mais aprofundada. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O programa de monitoria em anatomia avançou com inicio da demonstração de peças anatômicas de plástico, e após essa primeira etapa, tenta-se suprimir as dúvidas dos alunos. No final do semestre, os alunos apresentaram seminários sobre sistemas que compõem o corpo humano, reforçando um maior conhecimento para facilitar a captação de referências para os semestres posteriores. Antes da realização de provas tanto teóricas como práticas, eram realizados revisões dos sistemas com os alunos com auxilio de material enviado para email dos mesmos, e por jogos educativos em que todos os alunos participavam para responder questões relacionadas à composição do sistema muscular e esquelético. IMPACTOS: A participação da monitoria foi compreendida como um incentivo à prática docente, pois foi complementador de conhecimentos, conquista de habilidades, desenvolvimento da capacidade de interação e trabalho de uma postura diante de determinadas situações, tanto na vida acadêmica ou na vida pessoal. A monitoria estabeleceu-se como uma prática expressiva para o despertar de um sentimento de desenvolvimento para uma formação na docência. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A experiência de realização de uma monitoria proporciona uma oportunidade para uma maior exploração estudantil acerca de conhecimentos e do processo ensino-aprendizagem de colegas acadêmicos, aumenta inserção do aluno-monitor em aspectos educacionais em uma Instituição de Ensino Superior (IES) e conclui no monitor uma posição mais critica em relação a própria formação acadêmica-profissional. Assim, a monitoria tem por ser uma atividade complementar e não obrigatória para formação superior, mas sim uma experiência de ganho pedagógico na vida acadêmica. Por fim, essa experiência tem por beneficiar não somente aos alunos monitorados, que utilizam como uma ferramenta a mais para consulta de conhecimento, mas também ao professor orientador que tem sua responsabilidade de docente compartilhada com o monitor, tendo ganhado em produtividade.