MONITORIA: EXPERIÊNCIA DA ATIVIDADE ACADÊMICA DE ENSINO NA SAÚDE DO IDOSO

Autores

  • Emanuelle Soraya Pereira da Silva Universidade Estadual de Ciências da Saúde De Alagoas - UNCISAL
  • Augusto César Alves de Oliveira Universidade Estadual de Ciências da Saúde De Alagoas - UNCISAL
  • Jessyca Braz dos Santos Universidade Estadual de Ciências da Saúde De Alagoas - UNCISAL
  • Erika Aparecida Santos Duarte Universidade Estadual de Ciências da Saúde De Alagoas - UNCISAL
  • Ruteleide Santos Santana Universidade Estadual de Ciências da Saúde De Alagoas - UNCISAL
  • José Rener de Araújo Júnior Universidade Estadual de Ciências da Saúde De Alagoas - UNCISAL
  • Priscila Santos Alves Universidade Estadual de Ciências da Saúde De Alagoas - UNCISAL
  • Viviane de Lima Biana Universidade Estadual de Ciências da Saúde De Alagoas - UNCISAL

Resumo

INTRODUÇÃO: A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui com a formação acadêmica do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão durante a graduação, além de preparar o acadêmico para a docência, promovendo a cooperação mútua entre discente e docente, bem como o relacionamento e a troca de experiências com outros estudantes. A monitoria tem a finalidade de estimular o aluno a vivenciar o ensino como forma de conhecer mais de perto o processo pedagógico da disciplina, refletir criticamente sobre a saúde o idoso, as práticas educativas, promover o aprofundamento dos conhecimentos teóricos e teórico-práticos pertinentes à disciplina, além de buscar estratégias voltadas à promoção de saúde. Neste sentido, este relato descreve a experiência acadêmica de um grupo de monitores da disciplina de Fisioterapia na Terceira Idade do curso de fisioterapia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), com o objetivo de destacar a importância dessa vivencia para os monitores, ressaltando sua relevância como atividade acadêmica. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O programa de monitoria aqui exposto tem duração de um ano e consiste em seis horas semanais de atividades, sendo duas horas de acompanhamento e auxílio nas aulas práticas e teóricas, e as demais dedicadas outras atividades pedagógicas. Todas as tarefas que cabem ao monitor são realizadas de maneira a conciliar todas as suas atividades sem prejuízos, ao passo que promove ganhos à sua formação acadêmica. Diante disto, o monitor atua de forma pró -ativa em conjunto com o professor realizando atividades, tais como: planejamento de ensino, orientação dos alunos, organização do material e do ambiente pedagógico, discussão antes e depois das aulas, discussão sobre temas docentes, reuniões científicas com professor e monitor considerando suas percepções, idéias e observações sobre processo ensino-aprendizagem. IMPACTOS: A atuação como monitor na atividade acadêmica de ensino na saúde do idoso propicia uma experiência precoce do monitor em atividade docente, visto que, o mesmo realiza diversas atividades, entre elas a organização do ambiente e o planejamento de aula; Experiência científica; Possibilidades teórica - Prática; Aplicação do conteúdo na prática e consequentemente uma maior apreensão do conteúdo estudado; Vivencia intergeracional; Planejamento de estratégias voltadas à promoção de saúde; Possibilidade de desenvolver habilidades e competências, tais como, comunicação e liderança; Crescimento pessoal e intelectual. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A prática da monitoria representa uma oportunidade para os estudantes compreenderem a importância da ética, da constante atualização e do empreendimento na própria formação. Sobretudo, constitui-se como um dos grandes estímulos a iniciação a docência, revelando habilidades para a prática pedagógica. A vivência foi significativa por propiciar uma reflexão sobre as grandes questões que constroem o processo ensino-aprendizagem e a saúde do idoso, auxiliando na produção de conhecimentos permitindo a inserção do discente no processo educativo. Diante disto, atuar na monitoria no âmbito da Saúde do Idoso permite uma vivência que aproxima o monitor a uma de suas possíveis e futuras realidades de trabalho.