O MOVIMENTO ASSOCIATIVO COMO PROMOTOR DA EDUCAÇÃO PERMANENTE

Autores

  • Tania Cristina Fleig ABENFISIO - RS
  • Mauro Antônio Félix ABENFISIO - RS
  • Ana Paula Barcellos Karolczak ABENFISIO - RS
  • Daiana Picoloto ABENFISIO - RS
  • Hedioneia Pivetta ABENFISIO - RS
  • Patrícia Roveda ABENFISIO - RS
  • Patricia Martins ABENFISIO - RS
  • Mabel Patríciatossi ABENFISIO - RS

Resumo

INTRODUÇÃO: O Movimento Associativo diferentemente das atribuições de Sindicato e Conselhos Profissionais visa o desenvolvimento cultural e científico de seus associados. Esta perspectiva chamada de Educação Permanente é orientada para enriquecer a essência humana e suas subjetividades, em qualquer etapa da existência de todos os seres humanos e não somente de trabalhadores. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia (ABENFISIO), congrega docentes, discentes, profissionais de serviço e associados institucionais com objetivo de desenvolver e aprimorar a educação/formação em Fisioterapia em todo território nacional. Dentre seus compromissos estão os subsídios para o desenvolvimento da Educação Permanente, compromisso de ser um aproximador com a sociedade, facilitador e promotor dos avanços do Ensino em Fisioterapia em todos os seus níveis. Um aspecto importante são as iniciativas propostas e conduzidas como projetos de Educação Permanente, a Seção Regional da ABENFISIO, no âmbito da formação dos professores, organizou uma proposta para o intercâmbio de experiências e debate entre docentes e outros atores sociais. Diante de quatro pressupostos essenciais: a globalidade da situação, a sua singularidade, a gestão da complexidade e das incertezas e a exploração de oportunidades num ambiente aberto, se efetivou o evento do VI Fórum da ABENFISIO - RS. IMPACTOS: Esta experiência mostra as potencialidades do trabalho colaborativo no desenvolvimento profissional dos professores. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A integração da concepção e da realização proporcionou aos participantes o diálogo e a reflexão, sendo assim, efetivou-se no desenvolvimento de temáticas pertinentes como a Funcionalidade Humana e as Metodologias de Ensino e Aprendizagem a integração de conhecimentos e vivências para constituição de abordagens diferenciadas em todos os espaços de formação.