PRÁTICA OBSERVACIONAL COMO FONTE DE ENRIQUECIMENTO ACADÊMICO EM CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA

Autores

  • Liziane da Silva Melo Bianca Oliveira de Moura R Carvalho Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL

Resumo

INTRODUÇÃO: A realidade mundial é de transformações significantes em um período de tempo pequeno. Estas transformações acontecem em todas as esferas do Conhecimento e a atribuição a este fenômeno é referenciado à globalização. Neste processo, o papel do corpo docente é fundamental. Saber extrair do conteúdo programático os principais objetivos, ressaltar competências e habilidades necessárias e ainda, motivar os discentes não é uma tarefa fácil. O cumprimento destes itens demanda além de conhecimento prévio, uma vivência prática significativa, um bom planejamento de aula e a capacidade de adaptação às necessidades dos mesmos no decorrer de sua exposição e tornar o momento da aula, além de rico em conhecimento teórico, também funcional, isto é, com exemplos de aplicabilidade prática. Dentro do Curso de Fisioterapia, isso deve ocorrer de maneira natural, dentro de casos clínicos, dinâmicas de grupo e aulas práticas, vinculando o conteúdo programático ao futuro dia-a-dia profissional, através de vivências guiadas pelo docente, bem como estimulando o discente a pensar, a discutir casos em grupo ampliando seus pontos de vista e, a colocar em prática suas aquisições teóricas deve ser meta constante dentro do processo de sua formação profissional. Todo curso de Fisioterapia deve estar em consonância com o artigo 13 da resolução CNE/CES 4, de 19 de fevereiro de 2002, que assegura ao graduando que as atividades práticas específicas da Fisioterapia devem ser desenvolvidas gradualmente desde o início do Curso e que estas atividades devem ser realizadas na própria Instituição de Ensino Superior ou em Instituição conveniada. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A atividade de vivência clínica aplicada aos acadêmicos ingressantes do curso de Fisioterapia da UNCISAL se dá na Clínica Escola de Fisioterapia, a qual presta assistência a uma grande parcela da população local e das cidades circunvizinhas, o que lhe permite ofertar aos discentes uma grande variedade de experiências acadêmicas, humanistas, de relação interpessoal, bem como de prática fisioterapêutica. A mesma realiza atendimentos especializados de fisioterapia por meio da prática discente dos acadêmicos matriculados nas disciplinas profissionalizantes e de estágio curricular supervisionado. Os acadêmicos do 1º ano realizam em seus dias de prática observacional, atividades de acompanhamento aos atendimentos fisioterapêuticos, bem como de participação nas discussões de casos clínicos ou de apresentação de seminários. IMPACTOS: Isso tem gerado nos mesmos, melhor conhecimento sobre o curso de graduação em Fisioterapia, maior engajamento nas atividades pertinentes ao curso, bem como conhecimento das práticas fisioterapêuticas em toda sua extensão. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A vivência na clínica de Fisioterapia deve ser a princípio, o primeiro contato direto com o paciente, pois os acadêmicos ingressantes do curso estarão mais familiarizados com a rotina fisioterapêutica. Uma vez que a cada experiência vivenciada são conhecimentos adquiridos dos discentes do primeiro ano, sendo supervisionadas pelo docente responsável da área em questão.