RELATO DE EXPERIÊNCIA DA ATUAÇÃO DE DISCENTES DE FISIOTERAPIA NO CONTEXTO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

Autores

  • Samara dos Santos Takagi Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto - UFS
  • Brisa Alves de Melo Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto - UFS
  • Danielle Caroline dos Anjos Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto - UFS
  • Franciele Correia Vicente Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto - UFS
  • Jadsa Larissa Alves Ferreira Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto - UFS
  • Lauriana Alves Santana Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto - UFS
  • Morgana Martins Vieira Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto - UFS
  • Ricardo Goes de Aguiar Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto - UFS

Resumo

INTRODUÇÃO: A formação de profissionais fisioterapeutas requer um ensino com um olhar subjetivo, no qual possa atuar de diversas formas. Dessa maneira, a subunidade de aprendizagem Práticas de Ensino na Comunidade (PEC) utiliza a problematização, possibilitando aos estudantes o contato precoce com a comunidade em parceria com as Unidades Básicas de Saúde. O Programa de Saúde na Escola (PSE) tem como objetivo promover a saúde dos estudantes em ambiente escolar. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Neste relato descreve-se a vivência dos estudantes de Fisioterapia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em parceria com a equipe da Unidade Básica de Saúde Leandro Maciel. A ação foi realizada em um colégio estadual na cidade de Lagarto (SE). A atuação dividiu o grupo em dois. Uma parte do grupo ficou responsável por fazer o comunicado aos alunos sobre o dia de trazer o cartão de vacinação, já que a diretora do colégio havia esquecido de lembrar aos alunos de trazerem o cartão. O outro grupo ficou na sala, coletando os dados antropométricos e verificando o cartão de vacinação dos adolescentes que levaram, além de informar a respeito de como atualizá-lo e educar quanto a importância da vacinação. O objetivo foi avaliar o estado nutricional, verificar a vacinação regular, sensibilizar quanto à importância da vacinação regular, além de praticar a comunicação em saúde. IMPACTOS: Percebeu-se a dificuldade na comunicação entre os estudantes de fisioterapia e os alunos da escola, muitos alunos não levaram a cartão de vacinação e a maioria que apresentou, estava faltando tomar vacinas. Esta dificuldade de comunicação também é relatada pelos profissionais de saúde. Para contornar essa dificuldade o grupo utilizou a educação em saúde, não passando somente informação. Quanto ao estado nutricional, a maioria estava em bom estado de acordo com os valores estabelecidos para a classificação do IMC. Como no encontro final do grupo para refletir sobre as atividades do dia apesar dos imprevistos, a ação foi muito produtiva para os alunos, pois tiveram um contato maior com a realidade através do PSE, puderam colaborar com o trabalho da enfermeira e de sua técnica, além de praticar a comunicação em saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A ação possibilitou aos discentes de Fisioterapia estabelecer contato com a comunidade, observando a realidade social e enfrentar desde cedo as dificuldades que os profissionais de saúde enfrentam. É através dessa integração: estudantes (futuros profissionais de saúde) /UBS/comunidade que fortalece o vínculo e melhora a comunicação entre os mesmos.