RELATO DE EXPERIÊNCIA NO APRENDIZADO EM PESQUISA COM INTERAÇÃO DO ENSINO E EXTENSÃO NA FISIOTERAPIA DA UFPR

Autores

  • Bruna Yamaguchi UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Beatriz Komar de Carvalho UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Gabriella Ferreira UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Giovanna Cristina Leveck UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Lucas Gilinski da Cunha UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Tainá Christinelli UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Juliana Siega UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Dielise Debona Iucksch UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Vera Lúcia Israel UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Resumo

Introdução: Na Universidade Federal do Paraná (UFPR) há o programa de iniciação científica (IC) em que estudantes da graduação podem desenvolver projetos de pesquisa. Desta forma relatamos a experiência de um programa de Fisioterapia aquática por meio da avaliação e intervenção em doença de Parkinson (DP). O aprendizado neste processo de estudos envolve a evidência científica, base da pesquisa, a interação com a extensão, na questão educacional com a população com DP. O objetivo é possibilitar aos estudantes de graduação a vivência da pesquisa ao avaliar os efeitos de uma intervenção em Fisioterapia aquática em pessoas com doença de Parkinson. Descrição: O programa da iniciação científica durante um ano, conta com aproximadamente 600 horas, sendo 12 horas semanais. Nas segundas-feiras realiza-se reuniões nas quais são abordados assuntos relacionados à DP e Fisioterapia, por meio de artigos científicos e apresentação dos mesmos, assim como capacitações nas avaliações, utilizando escalas, testes e questionários específicos e intervenções nos pacientes com DP. Nas terças e sextas-feiras, há os atendimentos em piscina terapêutica, num centro especializado na cidade de Curitiba-PR. Os estudantes da IC fazem a aferição dos sinais vitais pré e pós imersão e auxiliavam a fisioterapeuta na sua intervenção, dentro da piscina, fazendo o acompanhamento dos pacientes durante os exercícios que eram propostos, bem como para dar suporte caso necessário. Também eram elaborados relatórios semanais descrevendo todas as atividades da semana, com o que havia ocorrido no decorrer da semana e buscando atualizações na literatura, com estudos envolvendo a DP. Impactos: Com a experiência, percebe-se como o fisioterapeuta, dentro dos níveis de atenção à saúde, objetiva a visão integral do ser humano. Nesse contexto, por apresentar alguns sinais e sintomas característicos da DP, como bradicinesia, tremor de repouso, rigidez muscular e alteração postural, o paciente pode apresentar uma maior dificuldade na realização das atividades de vida diária (AVDs), acometendo a sua qualidade de vida (QV). Diante disso, tivemos a oportunidade de auxiliar nos exercícios aquáticos realizados durante a intervenção. Já no aprendizado com a tríade ensino-pesquisa-extensão na Universidade, pudemos vivenciar a prática baseada em evidências na interação conhecimento científico, com a experiência profissional e atendendo as demandas dos pacientes com DP. Considerações: Portanto, esta IC proporcionou aos estudantes além da parte prática da Fisioterapia na DP, o contexto da pesquisa no âmbito acadêmico. Isso trouxe uma satisfação tanto aos estudantes da IC, com todo o aprendizado desenvolvido, como também para os pacientes com DP, que receberam uma intervenção inovadora às suas vidas, além de contribuir para produção de conhecimento científico.