Editorial

Comissão Científica

Resumo


Caros associados, professores, estudantes, usuários, profissionais da saúde e gestores,

 

                É com enorme satisfação que nós os recebemos em nossa cidade, Natal-RN, cujo cenário ensolarado se empresta a mais um encontro de atores verdadeiramente comprometidos com a educação e com a saúde coletiva. Podemos afirmar que estamos em uma linha crescente na consolidação de nossa associação e da legitimação de um espaço de trocas de saberes, reflexões e encaminhamentos; um espaço que se destina à escuta, à fala, ao acolhimento e à diversidade do conhecimento.

               “Construindo Redes: Educação, trabalho e cidadania no SUS” foi o tema escolhido para nortear as nossas discussões no ano de 2014. Não poderia ser mais oportuno, pois foi por meio da construção e fortalecimento dessa rede que concretizamos a realização do I Congresso Brasileiro de Educação em Fisioterapia, juntamente com o XXIV Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia e o IV Congresso Nacional de Fisioterapia na Saúde Coletiva. Tenham a certeza de que a presença e a produção de cada um de vocês é que fortalece essa teia tão singular, sustentando os debates que prezam pela qualidade na formação do profissional fisioterapeuta, qualificando docentes e compartilhando experiências exitosas que consolidam cada vez mais a Fisioterapia no panorama social e como importante contribuinte na produção de saúde, proporcionando um fazer cada vez mais uníssono das práticas, pautadas sempre na perspectiva crítica e reflexiva.

                Dessa maneira, propomo-nos a construir um SUS de qualidade, pela aproximação da formação com os cenários cotidianos de trabalho, embutidos de valores éticos e humanísticos que balizam a cidadania e o exercício profissional. Buscamos dar protagonismo aos tantos atores sociais que possibilitam essa construção diferenciada de saberes, entendendo que é nas discussões que encontramos o respaldo dos diversos olhares que conferem força e entendimento para a educação e formação de qualidade, alicerçando a trajetória da Fisioterapia no campo da Saúde Coletiva.

              Apresentamos os anais que materializam o esforço de todos na implicação de mudanças e transformação social, apontando para uma Fisioterapia capaz de enxergar a integralidade dos sujeitos e de maximizar a autonomia desses nos processos de produção de saúde. A ABENFISIO tem a honra de recebê-los em mais esse momento, com um caloroso abraço e reafirmando o desejo de poder agregar mais e mais pessoas comprometidas com a Educação e a Fisioterapia no Brasil e no Mundo.

Comissão Científica

XXIV Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia

IV Congresso Nacional de Fisioterapia na Saúde Coletiva

I Congresso Brasileiro de Educação em Fisioterapia


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A revista Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia foi avaliada como B2 na área de Ensino, B3 na área de Serviço Social, B4 nas áreas de Saúde Coletiva, Interdisciplinar, Enfermagem e Educação Física e B5 na área de Medicina II e Arquitetura, Urbanismo e Design no QUALIS/CAPES - Quadriênio 2013-2016.