FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DESENVOLVIMENTO DE CURRÍCULOS: ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTO DE PESQUISA

Autores

  • Edneia Aparecida Leme INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO
  • Heytor de Queiroz Alves INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO
  • Rafael Luiz de Magalhães INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO
  • Victória Souza Lima Araújo do Espírito Santo INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

Resumo

INTRODUÇÃO: Atentas ao movimento social por uma reforma da educação e da formação em saúde dada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e Lei de Diretrizes e Bases (LDB), as instituições formadoras vem buscando prover os meios adequados à formação de profissionais necessários ao desenvolvimento do SUS e sua melhor consecução. Em consonância com este processo o curso de Fisioterapia do IFRJ-Campus Realengo estrutura seu currículo de maneira inovadora, objetivando um egresso com perfil generalista, humanista, crítico e reflexivo, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Os currículos inovadores prescindem de uma metodologia diferenciada que implica na continua atualização e reflexão sobre o saber, fazer, ser e pensar do docente. A formação e as experiências do professor influenciam suas percepções, decisões e ações para o plano de ensino e desenvolvimento do currículo. Para conhecer melhor o perfil dos docentes, suas práticas pedagógicas e o desenvolvimento de currículos inovadores, foi proposto a construção de um instrumento que permitisse uma exploração metacognitiva desse fazer docente. A elaboração de um instrumento implica em distintos processos para validá-lo, que diferem segundo diversos autores. No que tange ao instrumento proposto, trata-se da validação de conteúdo. OBJETIVOS: Elaborar e validar um instrumento de avaliação que aborde o perfil do docente, a prática pedagógica e sua relevância no desenvolvimento de currículos. METODOLOGIA: Realizou-se revisão bibliográfica dividida em duas etapas: levantamento de instrumentos similares existentes e busca de arcabouço teórico sobre formação docente e práticas pedagógicas que subsidiassem a categorização e formulação das questões. A pesquisa deu-se nas bases de dados - Periódicos Capes, Scielo, Google Acadêmico e Biblioteca Virtual em Saúde; nos idiomas português, inglês e espanhol; com as palavras chaves: questionário, validação, educação em saúde, formação docente, prática pedagógica, no período 2002/2015. A elaboração do instrumento ocorreu a partir das categorias e elaboração de questões, ou adaptação das mesmas a partir de outros instrumentos da literatura. RESULTADOS: Foi elaborado um questionário semiestruturado, subdividido nas seguintes categorias: concepções sobre a docência (saber), processos e prática pedagógica do docente (fazer), atuação do docente (ser), reflexão sobre a prática e sua vinculação com o currículo e o processo de formar para o SUS (pensar). CONCLUSÃO: Elaborar um instrumento que possa analisar esta prática torna-se relevante não só para o desenvolvimento de pesquisas similares, mas também para que o docente conheça e reflita sobre sua prática, transformando-a.