REALIDADE VIRTUAL NA ABORDAGEM INTEGRAL DE PACIENTE COM NEUROLÚPUS

Autores

  • Aline Cristina Gomes Santos UERJ
  • Leonardo Henriques Portes UERJ
  • Adalgisa Ieda Maiworm Bromerschenckel UERJ

Resumo

INTRODUÇÃO: A Divisão de Fisioterapia da Policlínica Piquet Carneiro busca contribuir para a atenção integral de usuários que apresentam restrições funcionais ou incapacidades por acometimentos agudos ou crônicos. A fisioterapia neurofuncional apresenta-se como uma das especialidades ofertadas e tem buscado aplicar abordagens inovadoras no cuidado de pacientes com distúrbios neurológicos. Dentre eles, vale destacar o neurolúpus, caracterizado pelo envolvimento do sistema nervoso, cognitivo e psiquiátrico de pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico. 1,2 A Realidade virtual tem sido utilizada como coadjuvante do tratamento fisioterapêutico de pacientes com distúrbios diversos. Nos jogos do Wii Fit U®, os pacientes são direcionados a transferir o seu centro de massa lateral, anterior ou posteriormente, a fim de alcançar um objetivo no jogo e aprimorar os limites de estabilidade, utilizando o sistema de percepção visual para fornecer feedback de sua performance, além de ser interativo e motivacional.3 Neste contexto, pretende-se descrever um relato de caso em que o Wii Fit U® foi utilizado como recurso terapêutico no tratamento de uma paciente com neurolúpus. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Paciente do sexo feminino, 42 anos, iniciou acompanhamento fisioterapêutico em fevereiro de 2015 devido à Vasculite do Sistema Nervoso Central por doença auto-imune, em junho de 2015 recebeu o diagnóstico de neurolúpus. Quadro inicial com hemiparesia à direita, alteração de sensibilidade, equilíbrio e coordenação. Marcha comunitária, com utilização de andador e supervisionada. Apresentou distúrbios de atenção, memória e interação social. Foram realizadas sessões semanais com duração de 50 minutos, aplicadas técnicas de facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP). Em maio de 2015 foram incluídos os exercícios do Wii Fit U® para equilíbrio e condicionamento físico. A Paciente apresentou pontuação progressiva nos jogos, aprimoramento da força muscular, do equilíbrio, além de aumento da motivação e concentração na execução das atividades. Também relatou que os exercícios “melhoraram sua auto-estima” e “ajudaram a perceber os ganhos do tratamento”. Em avaliação comparativa realizada nos meses de fevereiro e junho, apresentou ganhos na força muscular, independência funcional, equilíbrio e marcha. IMPACTOS: O Wii Fit U® proporciona um ambiente lúdico e fornece feedback para terapeuta e paciente. Este recurso influenciou positivamente na concentração da paciente em atividades internas e externas à fisioterapia, contribuindo para o bem-estar físico, mental e social da mesma. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A abordagem fisioterapêutica é fundamental para a atenção integral dos usuários. A utilização do Wii Fit U® na experiência apresentada indicou resultados promissores confirmados pela reavaliação, pelos relatos de familiares e da própria paciente. Entretanto é necessária a realização de ensaios clínicos randomizados para determinar a eficácia da técnica e avaliar a sua contribuição para a saúde em seu conceito ampliado. Referências Bibliográficas: 1. JOSEPH, F.G.; SCOLDING, N.J. Neurolupus. Practical Neurology, v. 10, n. 1, p. 4-15, 2010. 2. APPENZELLER, S.; COSTALLAT, L. T. L.; CENDES, F. Neurolupus. Archives of neurology, v. 63, n. 3, p. 458-460, 2006. 3. YATAR, G.I.; YILDIRIM, S.A. Wii Fit balance training or progressive balance training in patients with chronic stroke: a randomised controlled trial. Journal of physical therapy science, v. 27, n. 4, p. 1145-1151, 2015."