PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR COMO ESTRATÉGIA DE CUIDADO À HIPERTENSOS E DIABÉTICOS NA ATENÇÃO BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO

Autores

  • Larissa Baraçal Bordon UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP), CAMPUS BAIXADA SANTISTA
  • Maria Fernanda Petroli Frutuoso UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP), CAMPUS BAIXADA SANTISTA

Resumo

INTRODUÇÃO: O Projeto do Programa de Educação pelo Trabalho Rede de Atenção às Urgências e Emergências na Linha de Cuidado da Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus (PET RUE) foi delineado a partir do papel da atenção básica à saúde (ABS) como ordenadora do cuidado em rede e, como política indutora, inseriu alunos em equipamentos de ABS para a reflexão e vivência do cuidado de pessoas com doenças crônicas, na perspectiva interdisciplinar. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Por meio da identificação do percurso e dos nós no cuidado de diabéticos e/ou hipertensos moradores da Zona Noroeste Santos, foram desenvolvidos projetos terapêuticos singulares (PTS) para 4 usuários de uma Unidade Saúde da Família escolhidos por dificuldades no tratamento (administração da insulina, controle da dieta e comparecimento às consultas) e/ou complicações. Foram desenvolvidas atividades que articularam diferentes tecnologias de cuidado individual e coletivo, tais como: avaliação do estilo de vida por meio do Pentáculo do Bem-Estar; exercícios para alongamento, fortalecimento e mobilidade da coluna cervical e lombar, pernas, braços e tronco, treino de mecânica postural; desenho do corpo e coloração das áreas prazerosas, esquecidas, ativas e doloridas para ganho de consciência corporal e expressão por meio do desenho; dinâmica com abordagem sensorial (tato, olfato, paladar) para reconhecer diferentes tipos de alimentos; preparação de sal de ervas; cozinhar junto com a família, entre outras. Dessa maneira, as temáticas desenvolvidas abordaram a saúde do cuidador, o resgate da história de vida dos usuários, a ressignificação da alimentação, bem como atividades para a promoção e prevenção da saúde. IMPACTOS: A construção de PTS permitiu aos graduandos vivenciar a articulação teórico-prática e o ensino-aprendizagem-trabalho, bem como refletir sobre a atenção em rede, a integralidade do cuidado e a interdisciplinaridade. Alunos de Fisioterapia, Educação Física, Nutrição e Serviço Social experimentaram o trabalho em equipe na perspectiva da clínica ampliada. A aproximação com usuários, profissionais, serviços e território possibilitou a reflexão coletiva sobre os determinantes sociais da saúde em região com grande parte da população residente em palafitas, o desafio do controle/tratamento das doenças crônicas diante de práticas prescritivas e médico centradas, as fragilidades da atenção em rede e da atenção básica como ordenadora do cuidado. Foram desafios para o grupo PET RUE a inclusão de maior número de profissionais da unidade na discussão das práticas profissionais para aqueles indivíduos, famílias, comunidade e território. Esta experiência permitiu o fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade, bem como a articulação das diversas ações da Universidade neste equipamento de saúde e território. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A compreensão do território e demandas a partir da vivência no PETRUE, bem como do trabalho em equipe, contribuíram para lidar com os desafios do cotidiano profissional diante das dificuldades inerentes ao cuidado em rede como a insuficiência de recursos humanos, ineficiente organização de referência e contrarreferência, enfoque em ações de cuidado pautadas na doença, dificuldade de pactuação da gestão do cuidado em diferentes níveis de atenção, além de questões singulares do território, como por exemplo, a elevada vulnerabilidade social e de saúde, a violência e tráfico de drogas.