API 2: VIVENCIANDO E TRANSFORMANDO A REALIDADE

Autores

  • Karina Grace Ferreira de Oliveira FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA - FADBA
  • Paula Montagna FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA - FADBA
  • Claudio Silva Sousa FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA - FADBA
  • Sânzia Bezerra Ribeiro FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA - FADBA
  • Alana Seifert Costa Bergamo FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA - FADBA

Resumo

INTRODUÇÃO: Diante do desafio de proporcionar situações de complexidade crescente, de aproximar teoria e prática e de atender à demanda dos alunos por contato com a realidade mais precocemente, a Faculdade Adventista da Bahia (FADBA) criou as disciplinas de Atividades Práticas Integradas 1 e 2. Este trabalho diz respeito especificamente a disciplina de Atividades Práticas Integradas 2 (API 2), que tem como fundamento filosófico a crença de que o profissional de saúde deve transformar a realidade. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A disciplina acontece no quinto semestre do curso de Fisioterapia, com o conteúdo dividido em duas partes: na primeira, os alunos preparam os Projetos de Educação em Saúde que utilizarão; na segunda, os colocam em prática. Os Projetos acontecem em diversos ambientes dentro e fora da FADBA, contemplando diversos grupos em variadas situações de saúde e de risco para a saúde. Nos 7 anos de existência da disciplina, alguns dos grupos alcançados foram os funcionários dos seguintes setores do campus: biblioteca, setor de jardinagem, cozinha, limpeza, manutenção e construção, professores da Educação Básica bem como do Ensino Superior. Também grupos de idosos do município onde está a instituição e de municípios vizinhos, como também restaurantes da redondeza. E nos últimos anos, as turmas de alunos do Grupo 4 e Grupo 5 da Educação Básica da FADBA, com os Projetos: A melhor amiguinha de seus rins, e Dona Fisioterapia e sua coluna de estimação. Preconiza-se que cada Projeto tenha, no mínimo, 6 intervenções diretas com a população. Os Projetos são formulados pelos estudantes mas o processo é organizado e acompanhado pelo professor. Os alunos são avaliados através de provas escritas, bem como por meio dos relatórios que enviam e da apreciação dos responsáveis pelos setores que os recebem. Ao final da atividade é realizada uma Roda de Discussão, principalmente, para fomentar reflexão sobre o que aconteceu e o que não aconteceu conforme o planejado. IMPACTOS: Ao buscar respostas para problemas e riscos reais, os alunos são motivados a realizar mais do que se estivessem solucionando estudos de caso ou problemas fictícios de indivíduos e grupos igualmente fictícios. A atividade com crianças do nível Fundamental, por exemplo, exigiu grande superação no que diz respeito aos métodos empregados, mas os resultados percebidos foram compensadores. Um exemplo neste caso foi ouvir comentários espontâneos dos pais a respeito do que ocorria na sala de aula e seus reflexos em casa. Por ocasião do encerramento das atividades os participantes sempre pedem prorrogação ou retorno no semestre seguinte, levando os estudantes a experimentarem grande satisfação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: É extremamente prazerosa a experiência de proporcionar situações para aproximar teoria e prática e ainda fomentar a formação de um profissional de saúde transformador; bem como reconhecer a superação e o contentamento que os estudantes experimentam durante o processo.