ATENÇÃO E INTERVENÇÃO PRECOCE EM BEBÊS DE RISCO: ESTRATÉGIA PARA INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Autores

  • Juliana Teixeira de Almeida UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS
  • Leila Simone Foerster Merey UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS
  • Daniele de Almeida Soares UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS

Resumo

INTRODUÇÃO: A linha de “Acompanhamento do Recém-Nascido de Risco” do Ministério da Saúde destaca a necessidade da abordagem precoce de bebês com risco para alterações no desenvolvimento infantil. A Fisioterapia tem papel essencial na atenção e intervenção respiratória e sensoriomotora precoce nesses bebês; entretanto, são escassos os serviços gratuitos que atendam a esta demanda na cidade de Campo Grande-MS, limitando atividades acadêmicas práticas nesta temática. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Em novembro de 2014, iniciou-se o projeto de extensão “Atenção e Intervenção Precoce em Bebês de Risco”, do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com intuito de possibilitar assistência, vivências, práticas e coleta de dados sobre puericultura, desenvolvimento infantil e métodos e técnicas de avaliação e intervenção respiratória e sensoriomotora precoces no contexto da realidade comunitária, favorecendo a integração ensino-pesquisa-extensão. Desde então, houve participação de 13 alunos extensionistas, sendo atualmente 3 bolsistas e 5 voluntários. Os alunos já atenderam 17 bebês com risco para alterações no desenvolvimento sensoriomotor, em maioria com complicações respiratórias associadas, entre 3 e 14 meses de vida, encaminhados por ambulatórios hospitalares locais. Oito bebês encontram-se em atendimento regular. O projeto acontece uma vez por semana, durante 4 horas, na Clínica Escola Integrada da UFMS. Além das avaliações e tratamentos fisioterapêuticos respiratórios e sensoriomotores, com duração de 40-60 minutos por atendimento, as atividades discentes incluem discussão de artigos científicos e casos uma vez por semana. Os alunos também estão desenvolvendo uma cartilha de orientações individualizadas aos pais, para que estes possam dar continuidade aos cuidados com os bebês em casa de forma regular. Mensalmente os alunos organizam e desenvolvem o encontro de mães/cuidadores, no formato de roda de conversa, sobre temas sugeridos pelos próprios pais nas semanas antecedentes ao encontro. A maioria desses alunos está matriculada na disciplina de Fisioterapia em Saúde da Criança, o que lhes oportuniza aplicar os conhecimentos teóricos nas atividades do projeto. Além disso, alguns bebês são convidados e inseridos nas aulas práticas da disciplina, onde recebem intervenção fisioterapêutica aplicada pelos alunos. Ademais, sendo a maioria bebês pré-termo, essa população é elegível para participação nos trabalhos de pesquisa de 4 alunas de graduação e 1 de mestrado, que avaliam o desempenho motor de bebês por meio de instrumento padronizado. IMPACTOS: A experiência no desenvolvimento do projeto permitiu aprimorar as atividades de ensino e pesquisa em Saúde da Criança no curso de Fisioterapia da UFMS, demonstrando ser uma estratégia facilitadora para a aprendizagem dos alunos, que se envolvem com a temática e tem a oportunidade de interagir com uma população real no contexto da realidade comunitária local de pais e bebês com risco para alterações no desenvolvimento sensoriomotor. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ao ampliar o acesso à aplicação de conhecimentos teórico-práticos em integração com a comunidade, bem como facilitar o recrutamento de sujeitos de pesquisa, o projeto tem permitido uma importante articulação entre ensino, pesquisa e extensão no curso de Fisioterapia da UFMS. Faz-se necessário, entretanto, o esforço constante para estreitar tal articulação e para gradativamente potencializar os métodos de ensino-aprendizagem envolvidos.