ECO-ÓRTESE: A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM A PARTIR DA SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Aliceana Ramos Romão de Menezes Araújo CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA-UNIPÊ
  • Pollyana Soares de Abreu Morais CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA-UNIPÊ
  • Thales Henrique de Araújo Sales CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA-UNIPÊ
  • Camila Patrícia Galvão Patricio Carvalho CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA-UNIPÊ
  • Iara Fialho Moreira CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA-UNIPÊ
  • Sheva Castro Dantas de Sousa CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA-UNIPÊ
  • Wilson César de Vasconcelos Leitão CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA-UNIPÊ
  • Bruno Soares de Abreu CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA-UNIPÊ

Resumo

INTRODUÇÃO: As órteses são empregadas em diversas áreas da fisioterapia e tem como característica principal atuar na estrutura ou função do sistema neuromuscular ou esquelético. O uso desse dispositivo, utilizado como coadjuvante no processo de reabilitação, vem crescendo nos últimos anos, a partir da portaria SAS/MS Nº 661 de 2 de dezembro de 2010 que reconheceu o fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional como aptos a prescreverem “órteses, próteses e materiais não relacionados ao procedimento cirúrgico”. Essa portaria trouxe a necessidade de uma maior proximidade com a confecção desse recurso e de seu uso terapêutico. Assim, viabilizando a vivência prática do discente e associando a isso o baixo custo na execução desse processo, foi elaborada uma atividade que possibilitasse o entendimento da construção de órteses de membros superiores, membros inferiores e coluna, a partir de materiais recicláveis. Essa atividade foi denominada “ECO ÓRTESE” e teve como objetivo resgatar o conhecimento prévio discutido em sala de aula por meio de aula expositiva dialogada; aula prática de algumas órteses disponíveis na Instituição e através do site do SIGTAP/DATASUS, onde o discente teve a oportunidade de conhecer as órteses que são disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Primeiramente foram selecionadas algumas órteses de cada categoria e sorteadas entre os discentes. Foi sugerido a confecção sob medida para que o discente ficasse na condição de usuário da mesma. A órtese deveria acompanhar um cartaz confeccionado em uma folha de papel 60, contendo a foto de uma órtese real ao lado da foto de sua produção e logo abaixo as especificações, como: nomenclatura, indicações, contra-indicações e biomecânica. Para a apresentação, todos deveriam estar usando sua órtese, ficar ao lado do seu cartaz e responder aos questionamentos do público visitante. No mesmo momento, houve a apresentação dos vídeos, mostrando o passo a passo da confecção. IMPACTOS: Construção do conhecimento baseado nos quatro pilares da educação, a partir do desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, pelo estímulo à busca do conhecimento prévio, do aprender a fazer, da interação com o grupo e do pensamento crítico sobre a responsabilidade social através da sustentabilidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Essa atividade trouxe aos discentes a abertura para novas experiências, permitindo o diálogo de saberes durante as semanas que antecederam o evento, promovendo socialização maior do grupo, levando ao crescimento pessoal e acadêmico.