ESTRATÉGIAS DE APRENDIZADO DIFERENCIADAS NO CURSO DE FISIOTERAPIA - UNIBRASIL

Autores

  • Vanda Cristina Galvão Pereira UNIBRASIL
  • Adriane Mazola Russ UNIBRASIL

Resumo

INTRODUÇÃO: A divisão de disciplinas no currículo tradicional e a falta de integração entre os conteúdos resulta na pulverização do conhecimento. Como consequência, a importância das disciplinas básicas, ministradas no início do curso, é muitas vezes incompreendida pelo acadêmico. Para suprir tais demandas, o curso de Fisioterapia do Centro Universitário Autônomo do Brasil propôs Estratégias de Aprendizado Diferenciadas, a serem realizadas durante o curso, de forma a integralizar o currículo pleno e propiciar ao estudante oportunidades de agregar teoria e prática no decorrer de seus estudos. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: São três as categorias de atividades: Atividades de Observação Dirigida (AOD), Atividade de Integração Teoria e Prática (AITP) e Atividades Complementares (AC). As três categorias deverão completar 500 horas em sua totalização, de acordo com a tabela a seguir: Atividade de Observação Dirigida – AOD, consiste na observação da atuação de fisioterapeutas ou serviços de fisioterapia, sob o direcionamento da coordenação do curso. Pode ser desenvolvida no primeiro ou segundo períodos do curso e a carga horária mínima semestral é de sessenta horas; Atividade de Integração entre Teoria e Prática – AITP, consiste em estudos de casos que associam as disciplinas semestrais, à medida em que as mesmas são oferecidas. São direcionadas e acompanhadas por um professor fisioterapeuta. A AITP é promovida do terceiro ao sexto períodos, tem como carga horária mínima cento e vinte horas dividas em pelo menos dois semestres. As Atividades Complementares – AC visam o aprimoramento da formação acadêmica tendo em vista o tripé Ensino-Pesquisa-Extensão. Tem o aluno como foco, considerando seus objetivos, aptidões, habilidades, competências e preferências. Permite aprimorar a integração entre teoria e prática profissional. A carga horária mínima para essa atividade deverá ser a suficiente para completar a carga horária exigida para a complementação do curso. IMPACTOS: A vivência de situações que remetem à teoria estudada tem tido papel relevante no envolvimento dos acadêmicos, tornando-os mais questionadores e buscando soluções para os casos a que são expostos. Os problemas sociais e a realidade em que vivem pacientes carentes tem servido de estímulo ao maior interesse em disciplinas básicas, que servem de alicerce para acompanhamento destes indivíduos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados verificados no decorrer dos cinco semestres da oferta das Atividades de Aprendizado Diferenciadas têm sido estimulantes e mostrado que a integração entre a teoria e a prática, quando ofertada desde os períodos iniciais do curso, representa um importante eixo de relação longitudinal para o currículo agregando curiosidade, interesse e maior engajamento do acadêmico desde os primeiros períodos de contato com a profissão.