FORMAÇÃO CONTINUADA ATRELADA AO PLANEJAMENTO DIDÁTICO: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE FISIOTERAPIA DO UNIPÊ

Autores

  • Andréa Carla Brandão da Costa Santos CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA
  • Francisco de Assis Pinheiro Filho CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA
  • Gisele Barros Soares CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA
  • Jânia de Faria Neves CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA
  • Maria Elma de Souza Maciel Soares CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA
  • Thales Henrique de Araújo Sales CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA

Resumo

INTRODUÇÃO: O planejamento didático é um processo que visa, de maneira antecipada, discutir as estratégias que serão utilizadas pelos docentes ao longo do semestre letivo. Trata-se de elaborar roteiros que possuem por base uma análise do que foi realizado no semestre anterior, dando ênfase ao que foi exitoso, como também, ao que não aconteceu a contento. A partir disso, é possível selecionar os melhores recursos e métodos de ensino e aprendizagem, bem como as melhores formas de abordagem, de forma a estimular as competências e habilidades que cada componente curricular requer. As estratégias de planejamento didático que ocorrem com todos os docentes de um curso são vantajosas, porque permitem dar visibilidade ao que vem sendo realizado em todas as instâncias e, dessa forma, proporciona uma panorama dentro do qual cada docente pode se inserir. Uma vez, que se trata de um espaço de troca e aprendizagem, o planejamento didático pode ser utilizado como veículo para oferecer formações de curta duração que podem subsidiar as práticas docentes. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O planejamento didático do curso de Fisioterapia para o semestre letivo de 2015.1 aconteceu durante os dias 22 e 23 de dezembro de 2014. O estruturado planejamento abarca, sempre, espaços para informes, uma avaliação do semestre que se encerra, as perspectivas e solicitações para o semestre que estar por vir, bem como reuniões com grupos pequenos que requeiram uma abordagem diferenciada. Nesse espaço de diálogos cruzados, os docentes podem debater com seus pares e formular estratégias combinadas, revendo suas práticas ou reafirmando-as como apropriadas. Após uma conversa do grupo gestor do curso na elaboração do planejamento, pensou-se na possibilidade de inserir pequenas palestras que abordaram metodologias inovadoras. O grupo trouxe a experiência de alguns docentes com painel integrado, circuito de aprendizagem, mosaico de imagens e elaboração de curtas. Além de debater o passo-a-passo, foi possível imprimir à formação a possibilidade dessas metodologias serem utilizadas no semestre seguinte. Para isso, lançou-se o desafio aos docentes, mediante um sorteio, de utilizarem metodologias ativas ao menos uma vez ao longo de 2015.1. IMPACTOS: A estratégia foi mobilizadora. Ver que é possível utilizar metodologias inovadoras nos mais diferentes contextos fez emergir uma consciência coletiva de pensar de que forma essas metodologias podem ser inseridas no cotidiano de cada componente curricular. Da mesma forma, o desafio feito aos docentes serviu como elo de compromisso entre os presentes que se comprometeram em realizar essas práticas e registrá-las para serem apresentadas na I Mostra Integrada de Metodologias Ativas (I MIMA) do curso de Fisioterapia. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Formações docentes, mesmo que de curta duração, realizadas durante o planejamento didático, podem servir como instrumento para resolver entraves impostos à formação de qualidade e a aprendizagem significativa.