INTEGRAÇÃO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE NA FORMAÇÃO DE FISIOTERAPEUTAS: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Autores

  • Milena Maria Cordeiro de Almeida INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Flávia Conde Cabral e Dias INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Vanessa Salgado Silva INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Kionna Oliveira Bernardes Santos INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Daniel Dominguez Ferraz INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Resumo

INTRODUÇÃO: As experiências de integração entre ensino, serviço e comunidade aproximam a Universidade Pública do seu compromisso social, formando profissionais e cidadãos responsáveis por uma aplicação do conhecimento vinculada às demandas da sociedade. O curso de Fisioterapia da Universidade Federal da Bahia desenvolve iniciativas dessa integração, porém estas ainda estão em consolidação, assim como a própria graduação, com apenas uma turma de estudantes formada e corpo docente ainda em constituição. O presente relato toma por objeto o processo de desenvolvimento das disciplinas do curso de fisioterapia que realizam experiências de integração do ensino com serviços e comunidade. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Atualmente as disciplinas de Preventiva, Comunidades, Informática e Saúde, Órtese e Prótese, além dos estágios, integram suas experiências teóricas e práticas a partir de uma perspectiva de responsabilidade social pela aplicação do conhecimento adquirido. Desde o primeiro semestre, na disciplina Informática em Saúde, os discentes produzem boletins informativos sobre temas estratégicos de saúde, discutindo a importância da produção da informação em saúde para a vigilância de agravos e tomada de decisões, e estes são publicizados tanto em eventos científicos, como nas redes sociais. A partir do 6º semestre, são desenvolvidas ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, incluindo temas interdisciplinares como a Alimentação Saudável entre escolares e Saúde do Trabalhador da Saúde, além de ações de assistência, como a construção de órteses para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) assistidos pela Clínica Escola de Fisioterapia e Unidades de Saúde parceiras.. Nos últimos semestres, as práticas de Comunidades e do estágio de Atenção Básica avançam nas estratégias de educação em saúde, através da realização de salas de esperas, orientações a usuários e apoio na facilitação de grupos nas Unidades de Saúde da Família (USF) e nos equipamentos sociais adstritos. Através das práticas e estágio nas USF formaram-se e consolidaram-se dois grupos: um de Práticas Corporais e Atividade Física para Idosas residentes na comunidade, mediado pela Universidade e integrado ás ações do Núcleo de Apoio à Saúde da Família; e outro de Controle Social, através do qual são realizadas rodas de conversa sobre direito à saúde e participação social no SUS. IMPACTOS: A partir dessas experiências observou-se a ampliação do olhar, motivação e interesse dos estudantes, superando o modelo baseado no ensino-pesquisa, prioritariamente técnico-assistencial, que prevalecia até a implementação dessas. A integração ensino, serviço e comunidade aponta para um avanço na superação de novos problemas a partir das possibilidades reais e realidade concreta, além da ampliação da capacidade crítica, criatividade, compreensão, humanização e inovação das respostas aos problemas desenvolvida pelos estudantes, sob orientação do corpo docente. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os avanços relatados na consolidação das experiências de integração ensino, serviço e comunidades aconteceram especialmente no último ano e ainda há muito a ser construído, tanto na estruturação de novas parcerias, intra e intersetoriais, como na institucionalização, compartilhamento e publicização das experiências. Assim, avança-se tanto na ampliação da relevância social da Universidade, como na formação de profissionais mais solidários e engajados na transformação social da realidade de desigualdades do Brasil.