INTEGRANDO O CURRICULO: A MOSTRA DE ATIVIDADES INTEGRADAS DO CURSO DE FISIOTERAPIA DO UNIPÊ

Autores

  • Maria Elma de Souza Maciel Soares CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Jânia de Faria Neves CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Andréa Carla Brandão da Costa Santos CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Juliana Nunes Abath Cananéa CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Risomar da Silva Vieira CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Rosa Camila Gomes Paiva CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Ana Margarida Trindade do Valle CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ

Resumo

INTRODUÇÃO: A articulação de conhecimentos teóricos e práticos é prerrogativa de uma formação em saúde comprometida, integral e qualificada. Essa noção de que o conhecimento é uma interface construída com um acumular de informações e experiências permitem pensar na formação como um processo e não como estágios isolados. Nesse sentido, a gestão do ensino ganha papel primordial na estruturação de formas para articular os atores que constroem cotidianamente a formação em saúde, norteando esse caminho e aparando as arestas necessárias. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A Mostra de Atividade Integradas surgiu da necessidade de integrar vertical e horizontalmente os componentes curriculares. O formato anterior era realizado com apresentações das atividades construídas ao longo do semestre de maneira isolada, de forma que o discente só tinha acesso ao que estava sendo produzido no seu período letivo. O novo formato acontece, em princípio, com temáticas transversais trabalhadas ao longo dos períodos por meio de atividades nos mais diversos formatos, pensados a partir das competências e habilidades que compõem a formação do profissional fisioterapeuta. Para cada período letivo há um eixo temático que viabiliza a articulação de saberes, proporcionando ao discente a possibilidade de vislumbrar como os conteúdos programáticos e as vivências da prática fisioterapêutica se entrelaçam ao longo da formação curricular. Ao final do semestre, cada turma apresenta para todos os discentes do curso o produto das atividades que foram construídas ao longo do semestre letivo. Os formatos incluem relatos de experiência, estudos de caso, painéis, artigos científicos, vídeos e documentários e memoriais que exprimem a versatilidade e diversidade imposta à formação. Dessa forma, as experiências vivenciadas nas mais diversas etapas da formação são partilhadas entre os atores. Os trabalhos são submetidos a uma banca examinadora composta por três docentes do período letivo que está sendo avaliado, um membro externo, comumente docente de outro período, e dois avaliadores discentes. IMPACTOS: A integração entre discentes e docentes é o impacto mais visível. Contudo, a possibilidade de integrar as experiências é, de fato, o resultado mais expressivo e duradouro que a Mostra traz consigo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A Mostra aponta como a melhor estratégia para a apresentação do Projeto Integrador do Curso de Fisioterapia. A aceitação por parte dos discentes e docentes é bastante significativa e já se percebe um movimento contínuo de uma maior dedicação na feitura dos trabalhos, uma vez que serão abertos ao grande público.