METODOLOGIAS ATIVAS FACILITANDO O PROCESSO DO ENSINO NA FISIOTERAPIA: UM RELATO ATRAVÉS DO BRAINSTORMING

Autores

  • Rachel Cavalcanti Fonseca UNIPÊ
  • Juliana da Costa Santos Pessoa UNIPÊ
  • Iara Fialho UNIPÊ
  • Sheva Castro Dantas de Sousa UNIPÊ
  • Ana Paula de Jesus Tomé UNIPÊ
  • Rosa Camila Gomes Paiva UNIPÊ
  • Mirian Lúcia da Nóbrega Carneiro UNIPÊ
  • Luciana Maria de Morais Martins Soares UNIPÊ

Resumo

INTRODUÇÃO: As propostas pedagógicas do curso de fisioterapia do UNIPÊ bem como as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Fisioterapia buscam formar um profissional generalista tentando integralizar conteúdos e áreas de conhecimentos abordados, centrando-se no aluno como sujeito da aprendizagem e apoiando-se no professor como facilitador e mediador de tal processo. Assim, torna-se necessário a utilização de metodologias que facilitem a atuação dos discentes de fisioterapia como agentes ativos do pensar e fazer na sua prática profissional. Esse agir deve ser estimulado nos primeiros períodos de curso, a fim de tornar o seu caminho acadêmico como uma construção contínua, articulando a todo momento os vários saberes, conhecimentos, habilidades e competências, favorecendo o cuidado ampliado e integral. Esta atividade teve como objetivo proporcionar a reflexão por parte dos discentes a respeito do processo do envelhecimento, suas características e desafios..., durante a aula do componente curricular fisioterapia na saúde do idoso. Foi utilizada como metodologia ativa a técnica de brainstorming para facilitar a discussão e construção do conhecimento coletivo de todos os envolvidos no processo. Esta técnica é conhecida também como ""tempestade cerebral"" em inglês ou tempestade de ideias, mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo - criatividade em equipe - colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: No dia 10 de Fevereiro do corrente ano, os discentes de fisioterapia (n=25) foram solicitados pelas docentes do componente citado anteriormente, a sentarem em círculo nas cadeiras previamente distribuídas e anotarem um número, afim de posteriormente pertecerem ao grupo correspondente. E foi lançado no quadro em branco da sala a seguinte temática: envelhecer é...Mais uma vez as docentes pediram a colaboração de todos no processo, solicitando palavras que tivessem conexão com o tema e assim iam registrando todas elas. Ao final foram vinte e cinco palavras anotadas no quadro, e a partir disso, foram criados dois grupos, os quais deveriam a partir daquelas palavras criarem um texto de 20 linhas envolvendo a temática posta anteriormente e apresentarem em plenária. Os dois grupos tiveram 45 minutos para construirem o material e apresentaram em sala com a participação de todos da sua equipe e colaboração dos demais presentes. Ao final, as docentes promoveram a reflexão do papel da fisioterapia frente a temática apresentada e houve realmente uma chuva de ideias e pensamentos. IMPACTOS: A atividade permitiu a colaboração e participação ativa de todos os envolvidos facilitando a construção coletiva do conhecimento, não a partir da visão apenas das docentes, mas a partir das experiências e trocas de saberes dos atores presentes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Atividades envolvendo metodologias ativas são ferramentas que permitem e facilitam o ensino aprendizagem dos discentes, sendo necessário a inclusão destas no ambiente de formação e educação permanente, favorecendo a ação, reflexão, ação a partir da sua própria realidade.