O ENCONTRO DE OLHARES SOBRE UM GRUPO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: ACADÊMICOS E USUÁRIOS E SUAS PERCEPÇÕES

Autores

  • Marielly de Moraes UNIVERSIDADE FEEVALE
  • Deise Katherine Trentin UNIVERSIDADE FEEVALE
  • Estela Schunck UNIVERSIDADE FEEVALE
  • Josiane Soares UNIVERSIDADE FEEVALE
  • Luana Fernanda Correa UNIVERSIDADE FEEVALE
  • Monise Ghesla UNIVERSIDADE FEEVALE
  • Jorge Luiz de Andrade Trindade UNIVERSIDADE FEEVALE

Resumo

INTRODUÇÃO: Este relato descreve um registro em vídeo elaborado no ano de 2014 na Universidade Feevale. Refere-se à percepção de participantes (acadêmicas e moradores da comunidade) de um grupo de Educação em Saúde realizado no território de uma Unidade de Saúde da Família da região do Vale dos Sinos - RS. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O vídeo elaborado por acadêmicas do curso de Fisioterapia buscou ilustrar registros e sentimentos acerca de suas vivências no estágio supervisionado no campo da Atenção Básica em atividades de Educação em Saúde com um grupo de usuários do serviço de saúde; bem como, as percepções dos usuários sobre este grupo, o qual existe há seis anos. Solicitou-se que, por meio de uma imagem fotográfica, os participantes fizessem o registro de algo que lhes fosse significativo e os fizesse lembrar dos encontros do grupo já realizados. A imagem poderia estar relacionada a qualquer coisa que lhes trouxesse à lembrança o grupo. Após a coleta das imagens por cada participante do grupo houve um encontro onde foram gravados em áudio os relatos dos participantes acerca da foto que cada um elegeu como representativa. Foi então construído um vídeo que reuniu as imagens e seus significados para cada participante do grupo. Neste, as acadêmicas também agregaram fotos significativas ao seu período de estágio com o grupo. IMPACTOS: Dos relatos das usuárias emergiram categorias que dizem respeito às relações: como referiram algumas: “este grupo é vida”; “o abraço, o sorriso que a gente ganha é muito importante”, “a gente conversa coisas diferentes, senão só fica em casa...” Além destes, destacaram-se a importância da abordagem de assuntos que envolvem campo e núcleo de saberes e da promoção da saúde: “O grupo significa reciclagem de corpo e mente sempre e tu tem que prevenir... e aqui a gente aprende a fazer isso”. As fotos eleitas pelas acadêmicas também expressaram as mesmas questões. Tanto nas imagens apresentadas pelas usuárias dos serviços e em seus relatos, quanto nas imagens selecionadas pelas acadêmicas e em suas descrições, conhecimento teórico e científico, de campo de saberes da saúde ou de núcleo profissional; ações de promoção da saúde, prevenção de agravos, tratamento e/ou reabilitação, fazem parte de um trabalho vivo permeado de afectos. Afectos que se traduzem em encontros desejados e aguardados por usuários dos serviços e acadêmicas; repletos de escuta, acolhimento, vínculo, convívio, amizade, carinho e dedicação para a elaboração de cada encontro com o grupo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O relato trouxe à tona uma experiência de diálogo sobre olhares: entre acadêmicas do estágio supervisionado do curso de fisioterapia que desenvolveram atividades em um grupo de Educação em Saúde, e usuários do serviço de saúde que participam deste grupo. Este momento de troca mostrou-se uma importante ferramenta, onde o feedback serviu como potência para os vínculos e afirmou a importância do aprendizado coletivo entre acadêmicos e comunidade.